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Vale a pena implementar a metodologia Kaizen no varejo?

Escrito por Caroline Stein | 28/10/24 15:01

A metodologia Kaizen no varejo, no que se refere ao ramo de supermercados, atacados e atacarejos, é focada na melhoria contínua dos processos. O seu uso promove eficiência, reduz desperdícios e aumenta a satisfação do cliente. Aplicar o Kaizen resulta em operações mais ágeis e uma melhor experiência de compra.

Por outro lado, a falta de ajuste na aplicação dessa metodologia leva a ineficiências e retrabalhos, o que pode impactar negativamente o financeiro. 

Neste artigo, entenda porque é importante aplicar o Kaizen no varejo, as principais vantagens dessa metodologia e como implementá-la. Boa leitura! 

 

Kaizen no varejo: por que aplicar?

O Kaizen é uma metodologia que visa analisar e melhorar continuamente os processos. Aplicá-lo no varejo impacta positivamente os resultados, a eficiência e a  qualidade.

Essa metodologia baseia-se em princípios como eliminação de desperdícios, melhoria dos processos e envolvimento de todos os colaboradores. Em supermercados, esse método otimiza operações e melhora a experiência do cliente, aumentando a competitividade da empresa.

Implementar o Kaizen é um investimento que traz ganhos a longo prazo, por meio de pequenas melhorias diárias, em varejos de diferentes tamanhos e segmentos. 

 

Vantagens do Kaizen para o varejo

Quando aplicado ao varejo em geral, mas especificamente em supermercados, a metodologia Kaizen oferece inúmeras vantagens que são excelentes diferenciais em um mercado competitivo. A seguir, listamos as principais:

 

Melhor controle de estoque 

O Kaizen ajuda a identificar e eliminar desperdícios nas operações de um supermercado, principalmente no que se refere à gestão de estoque, pois contribui para um controle mais assertivo, sem faltas ou sobras. 

Com essa metodologia, é possível encontrar situações que impactam este setor, como cadastros errados, sistema de gestão ineficiente ou, até mesmo, algum desvio. 

 

Melhoria da experiência do consumidor

A metodologia melhora a experiência do consumidor ao simplificar operações de compra e resolver problemas de forma rápida. Um exemplo é a reorganização de prateleiras baseada em análises constantes das preferências dos clientes.

Pequenas mudanças, como esta, facilitam o acesso aos produtos desejados e aumentam a satisfação do cliente, que terá uma impressão positiva do estabelecimento.

 

Engajamento dos colaboradores

Para aplicar o Kaizen no varejo, é preciso envolver todos os colaboradores. Com isso, eles se tornam mais engajados e motivados, além de compreenderem com mais profundidade a raiz dos problemas e o impacto de sua função nos resultados da empresa. 

 

Flexibilidade para adaptação às mudanças

O ramo de supermercados cotidianamente enfrenta a sazonalidade de produtos além de outras mudanças. 

Neste contexto,  o Kaizen facilita a adaptação ágil às novas condições do mercado, pois permite que os gestores  desenvolvam planejamentos com base nas tendências de períodos anteriores e evitem os mesmos erros. 

>> Baixe o nosso infográfico e conheça as principais legislações e normativas para o varejo.

 

Como aplicar o Kaizen no varejo? Passo a passo para supermercados

Implementar o Kaizen no varejo exige um bom planejamento e a criação de etapas claras. Confira nossa sugestão de passo a passo: 

 

1. Identificação de problemas

Comece identificando os principais problemas nas operações, analisando cada setor e conversando com os colaboradores. Certamente, alguns dos principais gargalos são falhas de atendimento, excesso de estoque e/ou operações ineficientes, com retrabalho e tarefas manuais.

Utilize orientações do controle de qualidade para mapear os pontos que mais impactam a satisfação do consumidor e a agilidade dos processos. Essa análise é a base para direcionar as próximas etapas.

 

2. Análise das causas raiz

Após identificar os problemas, analise as causas raiz utilizando ferramentas como o diagrama de Ishikawa ou os “5 porquês”. 

No varejo, algumas das causas de não conformidades podem ser ausência de treinamento, processos mal definidos ou tecnologia obsoleta. Entendê-las ajuda a implementar soluções direcionadas e assertivas.

Por mais que no varejo, em muitos dos casos, seja preciso agir de maneira rápida, com o famoso “apagar incêndios”, para evitar que os problemas se repitam é essencial descobrir suas causas. 

 

3. Implementação de melhorias

Desenvolva e implemente junto à equipe resoluções para as causas identificadas. Redefinir processos de atendimento, melhorar o layout da loja ou investir em tecnologia são alguns exemplos.  

Aqui, é importante ressaltar a importância de testar mais de uma solução, para analisar qual delas é mais efetiva.  Também é válido lembrar que a implementação de mudanças, por mais simples que sejam, pode gerar ruídos, dentre outros problemas. 

Para minimizá-los, o gestor deve sempre pensar em outras alternativas e atuar em parceria com outros setores, como o de RH, principalmente. 

 

4. Envolvimento e capacitação dos funcionários

Capacite os funcionários para que compreendam e apliquem o Kaizen em suas atividades diárias. Realize treinamentos focados em descobrir problemas, sugerir melhorias e adotar novas práticas.

O envolvimento direto da equipe aumenta a adesão às mudanças e assegura que as resoluções aplicadas  sejam mantidas ao longo do tempo.

Também é importante considerar as especificidades do tipo de varejo para selecionar treinamentos direcionados. Afinal, um supermercado não é igual a uma loja de roupas, e vice versa. 

 

5. Monitoramento e ajustes

Após implementar as melhorias, monitore os resultados continuamente. Utilize indicadores de controle de qualidade para avaliar o impacto das mudanças nas operações e na satisfação do cliente.

Este acompanhamento permite ajustes rápidos e contínuos, mantendo a empresa competitiva e eficiente. Também facilita a análise de tendências e padrões de não-conformidades, ajudando na criação de planejamentos mais direcionados.

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