Treinamento para supermercado: por que e como capacitar equipes
Uma equipe bem preparada é o segredo do sucesso de qualquer varejo. É por isso que o treinamento para supermercado é uma prática que deve estar sempre presente no radar de varejistas e gestores que pretendem alcançar resultados cada vez melhores!
Neste artigo, você vai conferir dicas da PariPassu para escolher e aplicar formatos eficientes de capacitação, compreendendo as etapas a serem cumpridas para planejar isso da melhor forma possível.
Descubra como impulsionar seus resultados, reduzir a rotatividade de funcionários e otimizar seus investimentos com capacitação. Ao final do artigo, você vai se deparar com uma dica de ouro sobre o assunto! Então, aproveite a leitura!
Qual a importância de treinar a equipe no varejo?
Assim como em qualquer outro negócio, é fato que colaboradores desempenham suas funções com mais qualidade quando estão bem preparados.
Oportunidades de aprender e crescer dentro da empresa são prioridade, na visão dos funcionários, entre os aspectos que definem um bom ambiente de trabalho. Isso pode aumentar em 25% as chances de que a equipe trabalhe satisfeita, segundo uma pesquisa do LinkedIn.
A motivação dos colaboradores é capaz de refletir em diversos pontos, como:
- boa experiência de trabalho por parte dos funcionários;
- desenvolvimento profissional das equipes;
- maiores chances de inovação;
- reconhecimento da loja como marca empregadora (employer branding);
- força competitiva frente à concorrência;
- reforço da cultura de qualidade e prevenção de perdas;
- redução da rotatividade (churn) de funcionários;
- melhor qualidade na gestão e controle de rotinas do supermercado;
- eficiência operacional;
- aumento da satisfação dos clientes;
Todos os itens acima demonstram o quanto é preciso elaborar e aplicar treinamentos para supermercados.
Já podemos imaginar, portanto, como seria o cenário oposto, sem esse tipo de ação, não é mesmo? Deixar o desenvolvimento da sua equipe em segundo plano pode ocasionar um desencontro de objetivos.
Fica difícil reverter hábitos desalinhados aos ideais propostos pelo negócio quando faltam instruções. Além disso, é grande a probabilidade de favorecer o sentimento de desmotivação e de refletir tudo isso em quem mais importa e menos tem a ver com essa falha de gestão: o cliente.
Tipos de treinamentos: quais são e quando fazer
Todo treinamento, seja em supermercado ou em qualquer outro tipo de empresa, tem como objetivo levar conhecimento, conscientizar e promover o alinhamento das equipes. Podemos pensar em diversos tipos de capacitação, conforme apresentamos abaixo.
Treinamento de onboarding
O ideal é que a empresa ofereça um treinamento a qualquer profissional recém-contratado. O onboarding deve reunir todas as informações úteis e necessárias a quem está chegando para acelerar a fase de integração.
Treinamento comportamental
Uma pesquisa realizada pela Mckinsey apontou que a quantidade de empresas que abordam empatia e habilidades interpessoais dobrou depois de 2020, fato motivado especialmente pelo contexto da pandemia.
Esse é um dos aspectos que comprova a relevância de incluir temáticas comportamentais em um treinamento para supermercado. Incentive a prática de valores como empatia, colaboração e respeito para fortalecer a integração entre as pessoas.
Treinamento sobre produtos e serviços
Novos produtos ou possibilidades de serviços podem surgir a qualquer momento. O foco de uma capacitação voltada a esse acontecimento é fundamental para garantir a sintonia do grupo acerca da novidade.
Treinamento sobre sistemas
A transformação digital está revolucionando o varejo. O número de empresas que investem em sistemas para aprimoramento das operações saltou de 69% em 2020 para 87% em 2022, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Para superar possíveis dificuldades com a cultura organizacional e incorporar a tecnologia de forma positiva ao dia a dia, treinar a equipe é um dos passos de mais destaque nesse processo.
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Treinamento sobre boas práticas e regulamentações
O esforço em conjunto faz toda diferença em busca da melhoria contínua de um negócio. No varejo, existem requisitos legais a serem cumpridos, além de ações com potencial de economizar recursos e aumentar a margem de lucratividade.
Podemos citar como exemplo alguns desafios que podem ser tranquilamente vencidos caso a equipe compreenda o significado das iniciativas, como:
- programas para redução de perdas em supermercados;
- mapeamento e revisão constante de processos;
- controle assíduo e rigor nas inspeções de qualidade;
- inclusão de critérios ESG no varejo;
- entre outras.
Como fazer treinamento para supermercados em 8 passos
Uma dica infalível para estabelecer um bom ritmo de treinamentos é saber o momento certo de executá-los. É preciso, também, entender a situação do time para não acabar sobrecarregando os profissionais com conteúdos demais em pouco tempo.
Para evitar esse cenário, recomendamos que os seguintes passos sejam seguidos:
- Conversar com equipes e gestores;
- Identificar reais necessidades;
- Pesquisar referências (valem, inclusive, benchmarkings!);
- Definir temas;
- Planejar o conteúdo;
- Criar um cronograma de treinamentos;
- Aplicar treinamentos;
- Mensurar resultados.
Independente do tipo de treinamento para supermercado que você irá desenvolver, lembre-se sempre de que a principal base para qualquer tomada de decisão ou direcionamento é a conversa constante com todos os times e gestores.
Uma excelente opção de cursos para o seu varejo
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