CLICQ: ferramenta para otimizar o controle de qualidade no ramo alimentício
O CLICQ é uma ferramenta de checklist digital inovadora que otimiza o controle de qualidade na indústria alimentícia e no varejo.
Com funcionalidades que se adaptam às necessidades da empresa, o sistema automatiza processos de inspeção e verificação, garantindo conformidade com normas e regulamentos.
A partir de listas de verificação personalizadas e registro automático de dados, o CLICQ elimina erros manuais e proporciona relatórios instantâneos, facilitando a tomada de decisões rápidas e precisas.
Essa digitalização melhora a agilidade operacional e fortalece a relação com fornecedores, promovendo a transparência e a confiança no controle de qualidade.
Continue lendo para entender mais sobre como o CLICQ é essencial para elevar o nível dos processos e do controle de qualidade da empresa. Confira!
O que é o CLICQ?
O CLICQ é uma solução web e mobile (computador e celular) aplicável a todas as etapas da cadeia agroalimentar, desde a produção, passando pela distribuição, indústrias e, por fim, supermercados, atacarejos e atacados.
A ferramenta automatiza os processos de controle de qualidade de alimentos com funcionalidades que contemplam as particularidades do segmento varejista. Além disso, o sistema permite o preenchimento de uma lista de verificação conforme os parâmetros estabelecidos pela loja, como:
- Avaliação de características como danos, podridão e sujidades;
- Registro de fotos;
- Inclusão de assinatura digital.
O preenchimento para algumas informações pode ser automático ao escanear código de barras do item ou o QR Code de Rastreabilidade feito pelo Rastreador PariPassu, incluindo:
- Tipo de mercadoria;
- Data da inspeção;
- Volume de carga que chegou;
- Origem/fornecedor.
Esse tipo de aferição elimina pranchetas e papéis, torna tudo mais prático e deixa de lado os ocasionais equívocos e a falta de padrão de checagens que, antes, eram feitas “a olho”.
Funcionalidades do CLICQ
O CLICQ oferece uma série de funcionalidades para garantir o cumprimento de todas as exigências dos processos operacionais no ramo alimentício. A seguir, destacamos as principais características dessa solução.
Modelos de checklists personalizados
Ao utilizar planilhas ou listas de verificação manuais, é comum a falta de padrão no preenchimento, rasuras e perda de folhas. Além disso, não é nada prático guardar e consultar esses registros em arquivos físicos na empresa.
A funcionalidade central do CLICQ elimina todas essas questões. Com checklists personalizados, gestores e equipes podem cadastrar todas as informações de coleta das inspeções em documentos customizados, com todos os elementos para os feedbacks da operação.
Um ponto importante é a programação dos tipos de respostas, que pode ser configurada para números, textos, escolhas simples ou múltiplas, fichas técnicas, limites pré-definidos e datas.
Assim, é possível evitar disparidades de dados e contribuir para um gerenciamento mais eficiente dos números.
Relatórios instantâneos
Os registros feitos nos checklists digitais dispensam a etapa de compilação manual de informações. Com a solução, essa tarefa é cumprida automaticamente e todos os dados passam a compor relatórios com indicadores para monitoramento em tempo real.
Esse é um diferencial expressivo para as rotinas de supermercados, atacados e atacarejos, pois a dinâmica do segmento exige análises e tomadas de decisão rápidas, com base em números confiáveis.
Leitura de código de barras e QR Code Rastreador PariPassu
A fim de melhorar ainda mais a praticidade das inspeções, a solução da PariPassu é habilitada para fazer a leitura de códigos de barras e do QR Code (apenas para os realizados por meio do Rastreador PariPassu).
Durante as inspeções, esse recurso facilita o reconhecimento do fornecedor e a organização das operações. Para isso, basta que o profissional responsável pela atividade escaneie o código para ser direcionado ao checklist com a ficha técnica correspondente.
Registro de fotos
As imagens são um apoio importante para compreender oscilações de métricas ou qualquer necessidade de ajuste ao longo da operação.
Ter uma foto de uma exposição na gôndola ou de um produto danificado, por exemplo, ajuda na identificação de problemas e na busca de soluções.
Outra situação em que esse recursos pode colaborar é na gestão de fornecedores. Ao apresentar relatórios e as imagens registradas durante uma inspeção de recebimento, é possível abordar não conformidades com mais transparência e exatidão.
Desse modo, aprimora-se a comunicação com sua rede de fornecimento e favorece uma relação de parceria.
Apontamento de não conformidades
Enquanto uma iniciativa não é tomada, a demora em detectar e resolver questões fora do padrão de excelência é um fator que pode acumular sérios prejuízos para o negócio.
Para que isso não se torne uma realidade nas operações, assim que uma não conformidade é encontrada e registrada no software, o CLICQ dispara os planos de ações necessários, que foram previamente cadastrados.
As não-conformidades também são agrupadas, o que fornece visibilidade dessas ocorrências para avaliações mais aprofundadas ou para que haja um controle do que foi constatado em cada loja de uma rede.
Gestão de indicadores
Com a utilização do CLICQ, a organização tem acesso ao Panorama, solução da PariPassu para gestão de indicadores. Essa tecnologia possibilita a tomada de decisões baseadas em informações precisas.
A interface simples, com dashboards que resumem suas principais métricas, simplifica o uso no dia a dia de trabalho.
Vantagens do CLICQ
A automação dos processos no ramo alimentíciotem se mostrado cada vez mais relevante para aprimorar o gerenciamento e o desempenho das ações. São inúmeras as vantagens de implementar o CLICQ, como mostramos a seguir.
Mecanismos para controle de qualidade
Uma das melhores formas de evitar falhas no controle de qualidade está na automação.
Afinal, uma solução automatizada reduz as chances de erros humanos e de omissões dos processos internos.
Além disso, um software automatizado assegura padrões uniformes em todas as seções e departamentos do negócio. Desse modo, fica mais fácil realizar o treinamento dos funcionários e garantir o fluxo dos processos.
Otimização da gestão
Em um ambiente de varejo competitivo como o de supermercados e indústrias de alimentos, otimizar o gerenciamento ajuda a elevar a satisfação e fidelização do cliente, a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio.
O CLICQ ajuda a simplificar ações e melhorar a agilidade a partir das funcionalidades que citamos acima.
Velocidade e estratégia na tomada de decisão
Reagir a problemas depois que ocorrem não é uma ação assertiva.
Os líderes devem agir proativamente com base nas informações fornecidas pela solução. Afinal, a automação fornece dados a todo momento, o que possibilita decisões mais precisas e estratégicas.
Digitalização dos processos
A digitalização e automação dos processos eliminam os problemas comuns causados pela perda de arquivos físicos. Com dados armazenados de forma segura e acessível, é possível ter maior controle e organização. Assim diminui-se o risco de erros, otimizando a gestão.
Conformidade com as regulamentações e as normas
Manter a conformidade com as regulamentações de qualidade e segurança dos alimentos evita penalidades.
Neste contexto, o CLICQ simplifica o acompanhamento das etapas do processo, garantindo que os padrões sejam cumpridos. Com isso, o risco de multas e ações legais é reduzido.
Melhor gerenciamento de fornecedores
Com o CLICQ, é possível rastrear a qualidade dos itens desde o parceiro até a prateleira. Assim, pode-se optar por fornecedores que atendam aos seus padrões de excelência, sem contar com o rastreio da origem dos produtos até a prateleira.
Consumidores mais satisfeitos
Todos os esforços para melhorar as operações internas serão refletidos na satisfação dos clientes com a excelência dos produtos.
Nesse cenário, também é válido considerar que se surgirem problemas, eles podem ser identificados com mais facilidade com o CLICQ, o que aumenta a confiança do consumidor.
Uso do CLICQ em auditorias e inspeções de qualidade
O uso do CLICQ em auditorias e inspeções de qualidade traz eficiência e segurança no cumprimento das exigências regulatórias, como as estabelecidas pelo decreto nº 10.468 para a indústria de alimentos.
A plataforma automatiza ações importantes como amostragens, relatórios e fichas técnicas, reduzindo erros comuns em anotações manuais e transferência de dados. Além disso, oferece fácil acesso a históricos completos, permitindo uma gestão mais ágil e confiável.
Dessa forma, facilita-se a comprovação de conformidade durante inspeções, seja por órgãos reguladores ou clientes, assegurando maior transparência e proteção nas operações.
CLICQ na prevenção de perdas
O CLICQ, com sua capacidade de oferecer checklists personalizados e relatórios automáticos, atua como um aliado estratégico nas rotinas de prevenção de perdas, tanto em supermercados quanto em indústrias.
Ter checklists digitais configurados para certas rotinas, como recepção de produtos, além de avaliar a qualidade de entrega de fornecedores, vai te auxiliar na prevenção de perdas, barrando os alimentos que não possuem a qualidade ou segurança que você deseja.
>> Veja também: Tudo sobre Plano de Ação para Prevenção de Perdas + Modelo
Acompanhamento de indicadores com o CLICQ
O CLICQ oferece uma poderosa ferramenta para acompanhamento de indicadores, facilitando a coleta e organização de dados por meio do Panorama, um painel totalmente personalizável.
Com ele, é possível criar gráficos e tabelas que refletem indicadores de desempenho customizados para as necessidades específicas de cada empresa, com dados em tempo real.
Além disso, o CLICQ proporciona o uso do INDEX PariPassu, uma métrica que avalia a qualificação de produtores e distribuidores de frutas, legumes e verduras.
Esse índice analisa critérios como, rastreabilidade de alimentos, acompanhamento de resíduos, padrões de qualidade e certificação e auditorias.
Desse modo, permite-se que as empresas acompanhem o desenvolvimento de seus fornecedores e encontrem novos parceiros com base em avaliações confiáveis.
>> Baixe o nosso guia e confira estratégias para uma gestão de fornecedores eficaz.
Histórias de sucesso com o CLICQ, da PariPassu
Diversos casos de sucesso mostram como o CLICQ é um grande aliado na gestão da qualidade. Confira as empresas que apostaram no CLICQ e otimizaram seus processos:
Savegnago Supermercados
O Savegnago Supermercados alcançou uma significativa redução de perdas no setor de hortifrúti após implementar o CLICQ da PariPassu. Antes da digitalização, o índice de danos em frutas, legumes e verduras chegava a 14%, com inspeções visuais e registros em papel.
Além disso, o engajamento de fornecedores foi reforçado com capacitações, o que ajudou a melhorar a excelência das mercadorias recebidas. Em menos de seis meses, as lojas reduziram pela metade o número de perdas, resultando em uma melhoria de 17% nas 43 lojas da rede.
Econata
A Econata, referência na produção de manteiga, superou desafios das auditorias com a parceria estratégica da PariPassu. Com o uso da ferramenta de checklists automatizadas, CLICQ, a empresa conseguiu potencializar a sua produção para atender as grandes marcas do varejo brasileiro.
Bananas Corrêa
O grupo Bananas Corrêa, com 75 anos de tradição, baseia seu sucesso nos pilares de excelência, saúde e sustentabilidade.
Em parceria com a PariPassu, a organização utiliza recursos como o Caderno de Campo, Rastreador PariPassu e o CLICQ para automatizar e rastrear toda sua operação, assegurando a transparência do campo até o consumidor final.
Com QR Codes, controlam o estoque e identificam o destino dos produtos, gerando relatórios completos e promovendo o monitoramento em cada etapa. Atualmente, rastreiam 110 toneladas de bananas por dia.
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