A inspeção de qualidade em varejos serve para avaliar a eficiência da Gestão de Qualidade e Segurança dos produtos, além de monitorar a efetividade dos processos internos. A partir dessa prática, é possível atender a critérios estabelecidos por normas sanitárias, políticas internas e legislações vigentes.
Uma boa gestão da qualidade em supermercados também contribui para a prevenção das quebras e rupturas, para a redução de devoluções e para o controle sobre o faturamento.
Inspecionar a qualidade deve ser, portanto, uma rotina contínua inserida na cultura organizacional do varejo. As informações coletadas servem de base para a análise de performance do supermercado, potencializando a gestão interna.
Nesse sentido, destacamos que a inspeção de qualidade está associada à rastreabilidade do produto, permitindo que o varejo tenha controle total sobre as entregas do fornecedor por produto e período. As informações da rastreabilidade são essenciais para fazer a gestão de fornecedores e responder casos de recall, por exemplo.
Neste post, falaremos desses assuntos e explicaremos as práticas ideais de inspeção de qualidade para você aplicar no seu varejo. Vamos lá!
A inspeção de qualidade em varejos é fundamental para verificar se todos os processos e produtos estão seguindo os padrões preestabelecidos para as operações. A finalidade é, portanto:
A gestão da qualidade em supermercados assegura que múltiplas atividades tenham sido executadas da maneira correta, para que diferentes profissionais saibam exatamente o que fazer na operação, colaborando, assim, para que as expectativas dos clientes também sejam atendidas.
Muitas vezes, esse mesmo processo da inspeção de qualidade em varejos é aplicado em redes de filiais, o que aumenta a necessidade de controle para que tudo saia conforme o planejado.
Nesse sentido, destacamos o papel das ferramentas digitais (como os checklists) na otimização das rotinas de inspeção, o que facilita muito a padronização das tarefas entre as filiais.
Saiba mais sobre checklists digitais para padronização de lojas em redes de supermercado e entenda como esse recurso aprimora a Gestão de Qualidade.
Para alcançar eficiência em inspeções de qualidade de mercadorias, produtos e loja, é essencial seguir algumas recomendações para:
Falaremos de cada um desses aspectos a seguir.
Para o seu varejo, o que significa ter qualidade? Comece por essa pergunta para direcionar todos os itens a serem verificados em inspeções. Por exemplo:
Com base nesse apanhado de informações e nas diretrizes deliberadas para a gestão da qualidade em supermercados, fica mais fácil trabalhar em checklists e na documentação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para orientar as inspeções.
O uso do POP para inspeção de qualidade em varejos tem como propósito manter a padronização e excelência dos processos. É um documento que descreve todas as ações para o melhor exercício das atividades.
O POP é uma ferramenta que detalha o trabalho dos colaboradores sobre cada uma das tarefas e responsabilidades.
Ao elaborá-lo, certifique-se de que a linguagem não seja muito complexa. É indispensável que todos os funcionários envolvidos na inspeção de qualidade possam entender claramente o que fazer e como executar as demandas descritas no Procedimento Operacional Padrão.
As informações especificadas no POP devem auxiliar os colaboradores a efetuarem as atividades passo-a-passo, descrevendo tópicos como:
>> Acesse o modelo de POP de Inspeção da Qualidade da PariPassu pronto para ser usado na sua operação!
O emprego de fichas técnicas em inspeções de qualidade em varejos garante que os produtos sejam comercializados dentro dos parâmetros ideais de qualidade e segurança.
Por exemplo, a inspeção de qualidade no recebimento de uma carga de mamão será realizada a partir de um checklist e ficha técnica que permitem avaliar características como a coloração, estágio de maturação, peso da embalagem e outros critérios.
Contar com fichas de inspeção de qualidade para cada produto é uma maneira efetiva de padronizar a verificação dos aspectos físicos dos produtos, reduzindo assim as devoluções e melhorando as vendas.
Ter conhecimento sobre quem são os fornecedores e a qualidade de suas entregas é fundamental para garantir uma boa gestão de qualidade no seu empreendimento.
A inspeção de qualidade em varejos, desde a chegada em loja até o checkout, exerce um papel significativo para combater problemas como inadequação às legislações, aumento nas perdas e insatisfação do consumidor.
Para fazer a avaliação e acompanhamento de fornecedores, o varejo também pode contar com o resultado da inspeção de qualidade do recebimento do produto. Esse é um indicador importante para realizar a avaliação e classificação de fornecedores, porque estará baseado em critérios como:
Na ilustração abaixo, podemos observar a evolução das notas de inspeção de qualidade por fornecedor.
Os dados são registrados por aplicativos especializados que, automaticamente, compilam as informações e as transformam em gráficos para facilitar as análises:
Figura: Exemplo do acompanhamento das notas de inspeções de qualidade de produto, disponível
no aplicativo CLICQ da PariPassu.
Na segunda tabela, temos o ranking de classificação. É mais um recurso que esse tipo de aplicativo oferece, resumindo tudo em um ranqueamento para gestão da performance e desenvolvimento dos fornecedores:
Figura: Exemplo de Ranking de Fornecedores, indicador de gestão disponível no aplicativo CLICQ da PariPassu.
Esse acompanhamento permite identificar as potencialidades e fragilidades dos fornecedores, o que é fundamental para qualificar as parcerias e compreender quem são os seus melhores parceiros, bem como aqueles fornecedores que ainda necessitam de desenvolvimento, fatores condicionantes para a prevenção de perdas.
A capacitação dos colaboradores é um aspecto que pode fortalecer o envolvimento e o comprometimento das equipes com o controle de qualidade.
Junto a todas as ferramentas que citamos até aqui, como checklists e POPs, os treinamentos para supermercado são uma maneira de conscientizar os funcionários sobre a relevância da tarefa de inspeção de qualidade em varejos.
Além disso, a participação e o empenho coletivo tornará as jornadas de trabalho mais fluidas e eficazes.
Podemos listar diversos benefícios gerados por uma boa gestão de qualidade em supermercados, como:
Como vimos, inspeções guiadas por checklists digitais ajudam a padronizar processos internos, otimizando o tempo operacional das equipes e facilitando o alinhamento entre as filiais.
Com o auxílio dos sistemas digitais, o trabalho com a inteligência de dados se potencializa e o gestor poderá tomar decisões mais estratégicas. Além disso, trabalhar com sistemas digitais aumenta a confiabilidade dos processos, reduzindo a chance de falhas humanas e evitando a sobrecarga de trabalho sobre as equipes.
Inspeções de qualidade bem conduzidas aceleram os procedimentos internos e contribuem para a fluidez das rotinas do supermercado. A identificação e correção das não conformidades, por exemplo, ganha agilidade e as equipes ficam mais produtivas para darem seguimento às outras demandas da função.
A inspeção de qualidade em varejos está diretamente relacionada ao cumprimento das normativas de segurança dos alimentos. Por isso essa tarefa é tão importante. Se houver falhas nas inspeções, isso pode significar risco para os consumidores. Sem falar que a inadequação às legislações gera multas e compromete a credibilidade da empresa.
O conceito de qualidade em varejos é bastante amplo, pois envolve não somente os procedimentos internos, mas também o modo como o estabelecimento é visto pelos consumidores. Nesse sentido, uma gestão de qualidade bem feita é fundamental tanto para o controle interno quanto para a construção de uma imagem positiva da empresa e para a fidelização dos clientes.
Ao otimizar as inspeções de qualidade com o auxílio de sistemas digitais, os processos internos passam por ajustes e melhorias contínuas. Afinal, o gestor terá em mãos uma ampla base de indicadores que vão auxiliar na correção de gargalos e na replicação de padrões de sucesso.
Considerando essas vantagens, fica fácil entender o quão importante é seguir à risca os procedimentos de inspeção, não é mesmo?
Realizando corretamente a gestão da qualidade em supermercados, o gestor ganha organização interna e, em loja, o cliente terá uma experiência de compra melhor, o que consequentemente aumenta o faturamento.
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Falamos até aqui sobre checklists, listas de verificação, fichas técnicas, POPs e ferramentas que apoiam a inspeção de produtos e da loja. Tudo isso gera um grande volume de dados diariamente, o que significa que é preciso contar com sistemas eficientes para gerir essa base de informações e ganhar agilidade na gestão.
Hoje em dia, com os avanços trazidos pelas transformações digitais, não convém mais trabalhar de forma manual nos processos de inspeção de qualidade em varejos. Sabe por quê? Aqui vão alguns motivos:
Por esses motivos, a automação das inspeções de qualidade pode transformar a realidade do seu supermercado e fazer com que a sua gestão ganhe mais eficiência. Os benefícios, você já sabe: processos internos bem estruturados, equipes alinhadas e consumidores satisfeitos.
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