Os indicadores agrícolas mensuram o desempenho e o sucesso da produção rural. Servem para analisar o cenário atual e identificar novas oportunidades, sempre visando uma tomada de decisões mais clara e assertiva.
Um bom planejamento baseado nos indicadores agrícolas tende a melhorar a rentabilidade do negócio, além de contribuir para o controle dos processos e produtos e uma gestão mais efetiva e integrada.
Para isso, a tecnologia é um recurso indispensável, pois ajuda a automatizar os processos e torna os dados mais confiáveis. O que demoraria horas para ser feito, pode ser aplicado em minutos.
A seguir, conheça os 5 principais indicadores agrícolas para acompanhar e entenda como o uso de soluções da PariPassu podem tornar as análises muito mais eficientes.
Continue a leitura e saiba mais!
Antes de apostar em soluções tecnológicas é importante definir quais os indicadores acompanhar para garantir uma visão estratégica da produção agrícola. A seguir, veja 7 exemplos de indicadores que podem ser úteis no seu negócio.
Serve para informar o total de unidades plantadas (ou transplantadas) menos unidades colhidas. Com este indicador é possível saber quantas unidades foram perdidas, e assim, analisar o que pode ter acontecido para que tais perdas ocorressem, além de acompanhar a frequência e correlacionar com outros indicadores da propriedade.
Considerado um subtópico do indicador de perdas, esse dado pode mostrar qual a variedade que melhor está se adequando aos manejos aplicados.
A diversidade de culturas contribui para aumentar a resistência das culturas a doenças, pragas e mudanças climáticas, além de aumentar a qualidade e a variedade dos alimentos produzidos.
Avaliar a qualidade dos produtos é fundamental para garantir que atendam aos padrões e normas estabelecidos. Além disso, o indicador é útil para facilitar as negociações e atestar a qualidade dos produtos na hora da compra.
Nesse sentido, sistemas inteligentes, como o CLICQ, contam com a vantagem de automatizar as informações e torná-las acessíveis para elaboração de planos de ação. O suporte tecnológico ajuda a evitar falhas e oferece uma análise mais ágil e efetiva.
Em relação à segurança dos alimentos, há vários indicadores agrícolas que podem ser monitorados, volume de fertilizante, defensivos agrícolas utilizados e período de carência, além da avaliação de qualidade da água utilizada, controle de lote de matéria prima, entre outras medidas necessárias para garantir um produto seguro ao consumidor.
Por meio desse indicador você sabe o quanto tem que agir na área. Ou seja, visualiza dados como a recorrência da praga, se o defensivo utilizado conseguiu sanar o problema e qual o melhor plano de ação tomar.
O monitoramento de pragas é um ponto de suma importância, já que é bastante difícil manter uma produção "limpa" sem incidência de doenças ou pragas. Como não existem produtos capazes de “regenerar” uma planta danificada por pragas, é importante monitorar e aplicar os insumos antes que a doença tenha tomado a totalidade de uma área. Assim, evita-se prejuízo e outros problemas decorrentes da falha na produção.
>> Acesse: [Cartilha] Boas práticas para fazer controle de pragas
Uma gestão pautada por indicadores garante informações valiosas e ajuda a guiar as decisões sobre onde investir, quais culturas plantar e como alocar recursos. Fazer acompanhamento contínuo é uma forma de tornar o negócio mais rentável e lucrativo, além de obter mais produtividade e proporcionar produtos com qualidade.
Entre os motivos para acompanhar os indicadores agrícolas, podemos citar:
Leia também: Aplicativo CLICQ para Controle de Qualidade de Alimentos
Como vimos, são vários indicadores agrícolas que podem ser acompanhados para aumentar o controle e a previsão no setor. Para ajudar nisso, é possível usar ferramentas como o CLICQ, checklist automatizado para gestão de qualidade que traz funcionalidades como:
Com o CLICQ, você tem um acompanhamento detalhado das inspeções de qualidade, identifica os gargalos da produção e ainda elimina os processos feitos no papel, ganhando mais agilidade na operação.
Outra tecnologia complementar ao CLICQ é o Panorama, gestor de indicadores em que você pode criar gráficos, tabelas e criar acompanhamentos de desempenho personalizados que atendam as necessidades do seu negócio.
O Panorama te ajuda a reduzir o tempo gasto na gestão dos fornecedores e ainda proporciona uma visibilidade completa sobre a gestão de qualidade e segurança dos alimentos.
Quer melhorar a sua operação com a PariPassu e usufruir de todas essas funcionalidades e benefícios? Fale com um especialista e solicite uma demonstração!