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CLICQ: ferramenta para otimizar o controle de qualidade de supermercado

Automatizar o controle de qualidade de alimentos de um varejo pode ser o diferencial necessário para alavancar resultados da gestão do seu supermercado. Essa é a função do CLICQ, uma solução que você vai conhecer melhor neste artigo. 

Basta parar para pensar em todos os reflexos que as inspeções de qualidade no varejo podem trazer. Mais do que isso, podemos observar cada um dos tópicos sob o efeito positivo que a automação é capaz de proporcionar, como no quadro abaixo:

 

Controle de qualidade manual

Controle de qualidade automatizado

  • Identificação e redução de falhas, reduzindo quebras operacionais e, consequentemente, as perdas;
  • Conhecimento sobre as atividades e rotinas;
  • Entendimento de possibilidades para otimização de processos. 
  • Qualquer erro é detectado de forma muito mais rápida, acelerando ajustes e correções e diminuindo ainda mais possíveis perdas;
  • Reunião de dados qualificados sobre as operações;
  • Agilidade para implantação de novas ações e de comprovação dos efeitos. 

 

Não é à toa que o investimento em sistemas de checklist é o recurso tecnológico adotado por mais de 45% dos supermercados brasileiros em busca de eficiência operacional, conforme dados do Fórum de Eficiência Operacional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Visando tudo isso, o objetivo deste artigo é apresentar a você o CLICQ, a solução da PariPassu que pode tornar as operações da sua loja mais eficientes.  Com a leitura, você vai entender a fundo o que é e como o sistema funciona, além de descobrir por que ele vai impulsionar os seus resultados.

 

O que é o CLICQ?

O CLICQ é uma solução web e mobile (computador e internet móvel) aplicável a todas as etapas da cadeia agroalimentar, desde a produção, passando pela distribuição, indústrias e, por fim, supermercados, atacarejos e atacados. 

A ferramenta automatiza os processos de controle de qualidade de alimentos com funcionalidades que contemplam as particularidades do segmento varejista, começando pelos padrões de qualidade de uma loja e se estendendo às determinações previstas em leis e normas.

Um exemplo bem comum para sua utilização são as inspeções de recebimento de mercadorias. O seu varejo certamente recebe, diariamente, diversas cargas de diferentes fornecedores.

Para garantir a qualidade desses produtos, o sistema permite o preenchimento de uma lista de verificação conforme os parâmetros estabelecidos na sua loja, como:

  • avaliação de características como danos, podridão e sujidades;
  • registro de fotos;
  • inclusão de assinatura digital.

O preenchimento para algumas informações pode ser automático  ao escanear código de barras do produto ou o QR Code de Rastreabilidade feito pelo Rastreador PariPassu:

  • tipo de produto;
  • data da inspeção;
  • volume de carga que chegou;
  • origem/fornecedor.

Esse tipo de aferição elimina pranchetas e papéis, torna tudo mais prático e deixa de lado os ocasionais equívocos e a falta de padrão de checagens que, antes, eram feitas “a olho”.

 

Como o CLICQ simplifica  os desafios do controle de qualidade?

Uma ferramenta como o CLICQ da PariPassu pode ser benéfica para  o seu negócio de diversas maneiras. Para começar, ajuda na digitalização e automação dos processos, evitando os problemas que surgem por perda de arquivos em papel, por exemplo.

Outro desafio frequente no setor envolve manter a conformidade com as regulamentações e as normas a respeito da qualidade dos alimentos. Nesse sentido, a solução CLICQ facilita o monitoramento e verificação de diversas etapas, reduzindo o risco de multas ou ações legais.

Em um mercado competitivo, as vantagens que ajudam a superar os desafios do controle de qualidade são cruciais para o sucesso e a sustentabilidade de um supermercado. O CLICQ pode ser a solução que você precisa para melhorar toda a operação.

>> Leia também: Rastreabilidade e Controle de Qualidade

 

Funcionalidades do CliCQ

Para atender todas as determinações dos processos operacionais em supermercados, o CLICQ possui diversas funcionalidades, como as que você vai conhecer a seguir:

 

Modelos de checklists personalizados 

Sabe aquelas planilhas ou listas de verificação que sempre acabam gerando transtornos? Afinal, é comum a falta de padrão no preenchimento, rasuras e perda de folhas, não é mesmo? Sem contar que não é nada prático guardar e consultar esses registros em arquivos na empresa.  

A funcionalidade central do CLICQ elimina todos esses obstáculos! 

Com checklists personalizados, gestores e equipes podem cadastrar todas as informações de coleta das inspeções em documentos customizados, com todos os elementos cabíveis aos feedbacks da operação. 

Um ponto a ser destacado é a programação de tipos de respostas. Você pode configurar os checklists e escolher entre:

  • números;
  • textos;
  • escolhas simples ou múltiplas;
  • fichas técnicas;
  • limites pré-definidos;
  • datas. 

Isso evita disparidades de informações e contribui para a gestão dos números do seu negócio. 

 

Relatórios instantâneos

Os registros feitos nos checklists digitais dispensam a etapa de compilação manual dos dados. Com o sistema, isso é cumprido automaticamente, e todas as informações passam a compor relatórios com indicadores para monitoramento em tempo real. 

Esse é um diferencial expressivo para as rotinas de supermercados, atacados e atacarejos, pois a dinâmica do segmento exige análises e tomadas de decisão rápidas, com base em dados confiáveis. 

 

Leitura de código de barras e QR Code Rastreador PariPassu

A fim de melhorar ainda mais a praticidade das inspeções, a solução da PariPassu é habilitada para fazer a leitura de códigos de barras e do QR Code (apenas para os realizados por meio do Rastreador PariPassu).

Durante as inspeções, esse recurso facilita o reconhecimento do fornecedor e a organização dos processos, pois basta que o profissional responsável pela atividade escaneie o código para ser direcionado ao checklist com a ficha técnica correspondente

 

Registro de fotos

As imagens são um apoio importante para compreender oscilações de indicadores ou qualquer necessidade de ajuste ao longo da operação. 

Ter uma foto de uma exposição na gôndola ou de um produto danificado, por exemplo, ajuda muito na identificação de problemas e na busca de soluções. Outra situação em que essa funcionalidade pode colaborar é na gestão de fornecedores.

Ao apresentar relatórios e as imagens registradas durante uma inspeção de recebimento, é possível abordar não conformidades com mais transparência e exatidão. Isso aprimora a comunicação com sua rede de fornecimento e favorece uma relação de parceria.

 

Apontamento de não conformidades

Com registros manuais, quanto tempo você demora para detectar e resolver uma situação fora do padrão de qualidade no seu varejo? Vale dizer que, enquanto uma iniciativa não é tomada, esse é um fator que pode acumular sérios prejuízos para o seu negócio.

Para que essa não seja a realidade da sua operação, assim que uma não conformidade é encontrada e registrada no sistema, o CLICQ dispara os planos de ações necessários, que foram previamente cadastrados, para aquela não conformidade. Dessa forma, a equipe é acionada imediatamente para  responder o plano de ação.

As não conformidades também são agrupadas em relatórios, o que fornece visibilidade dessas ocorrências para avaliações mais aprofundadas, ou para que haja um controle do que foi constatado em cada loja de uma rede. 

 

Gestão de Indicadores 

Com a utilização do CLICQ você terá acesso ao Panorama, solução da PariPassu para  gestão de indicadores. Possibilitando que você tome decisões baseadas em informações, e tenha total controle sobre os dados da sua empresa.

A interface amigável, com dashboards que resumem seus principais indicadores, simplifica o uso no dia a dia de trabalho.  

Inclusive, o aplicativo da PariPassu possui versão web e mobile. Assim, gestores e equipes podem realizar inspeções da operação da palma da mão, quando quiserem. A gestão também pode acessar todos os dados coletados na versão web e os indicadores no Panorama, como mencionamos. 

 

Vantagens da automação de processos de qualidade com o CLICQ

Agora que você já conhece as funcionalidades da solução, veja quais as principais vantagens de optar por uma automação nos processos do seu supermercado com o CLICQ. 

 

Mecanismos para controle de qualidade em toda a loja

Erros e falhas são inevitáveis, porém podem ser minimizados. Uma das melhores formas de fazer isso no controle de qualidade está na automação. Isso porque a solução automática reduz as chances de erros humanos e de omissões dos processos internos.

Além disso, um sistema automático assegura padrões uniformes em todas as seções e departamentos da loja. Desse modo, fica mais fácil realizar o treinamento dos funcionários e garantir o fluxo dos processos.

 

Adequação aos princípios ESG

Os princípios ESG, (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português) envolvem práticas sustentáveis que impactam a forma como seu negócio é visto no mercado. Entre as vantagens do CLICQ, está a forma como ajuda a loja a aderir às melhores práticas e regulamentos do setor, melhorando a transparência e a responsabilidade.

 

Otimização da gestão 

Em um ambiente de varejo tão competitivo como o de supermercados, otimizar a gestão é essencial para garantir a satisfação do cliente, a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio. Portanto, o CLICQ ajuda a simplificar processos e melhorar a eficiência a partir das funcionalidades que conhecemos acima.

 

Velocidade e estratégia na tomada de decisão

Em vez de reagir a problemas depois que ocorrem, os gestores podem agir proativamente com base nas informações fornecidas pelo sistema. Afinal, a automação fornece dados em tempo real, o que permite uma tomada de decisões mais eficazes. 

 

Melhor gestão de fornecedores

Com a informação correta, os supermercados podem optar por fornecedores que atendam aos seus padrões de qualidade. Além disso, a automação pode rastrear a qualidade dos produtos desde o fornecedor até a prateleira.

 

Clientes mais satisfeitos

Por fim, todos os esforços para melhorar os processos internos serão refletidos na satisfação dos clientes com a qualidade dos produtos. Nesse cenário, também é válido considerar que se surgirem problemas, eles podem ser identificados com mais facilidade, o que aumenta a confiança do cliente.

 

Conheça marcas que já investiram nessa tecnologia

Podemos listar alguns nomes de supermercados, atacados e atacarejos que já apostaram na solução da PariPassu em suas operações. Entre eles, estão:

  • Carrefour;
  • Atacadão;
  • Super Muffato;
  • Rede Savegnago.

Tomando como exemplo a Rede Savegnago, a implantação de processos automatizados para controle de qualidade em mais de 43 lojas trouxe números de sucesso:

  • Praticamente 100% das cargas recebidas inspecionadas;
  • Perdas reduzidas em mais da metade em algumas lojas; 
  • 17% de melhoria em toda a rede no resultado direto da perda. 

Você pode conferir o case da Savegnago e de outras empresas que são clientes da PariPassu em nosso site! Veja como chegar a metas como:

  • Redução de quase três horas no tempo de inspeção de qualidade;
  • Desenvolvimento dos fornecedores com mais qualidade nas entregas.

>> Se você quer saber como o CLICQ pode ser uma solução no seu supermercado, fale com nossos especialistas.