Gerenciamento de fornecedores em supermercados: por que e como fazer
A preocupação com o controle de qualidade em supermercados começa na seleção e qualificação de quem produz e entrega as mercadorias. Por esse motivo, o gerenciamento de fornecedores é fundamental nas rotinas de um varejo alimentar.
- indicadores de vendas;
- redução de quebras e rupturas;
- prevenção de perdas.
Estabelecer boas relações com empresas fornecedoras depende de padronização de processos e de ferramentas que otimizem as inspeções de recebimento e a comunicação. A tecnologia pode exercer um papel fundamental nesse conjunto!
Neste artigo da PariPassu, você vai entender a fundo como fazer tudo isso na prática e o que pode favorecer excelentes resultados para o seu supermercado em conjunto com a sua rede de fornecimento!
Por que gerenciar fornecedores é fundamental?
Vamos partir de um exemplo para visualizarmos o quanto o gerenciamento de um fornecedor é primordial no seu dia a dia. Imagine que uma empresa nova passou a fazer as entregas de Frutas, Verduras e Legumes (FLV) para o seu supermercado.
Por ter um preço excelente, a aprovação desse fornecedor foi rápida, mas, pela rapidez do processo, os parâmetros de qualidade e exigências das entregas não foram alinhados.
Muitas vezes, os produtos têm boa qualidade. Porém, algumas frutas mais delicadas chegam danificadas e acabam comprometendo as que estavam em perfeito estado.
Sem um padrão de qualidade definido com o fornecedor, ninguém consegue detectar qual é a causa desse problema (temperatura inadequada, carga desprotegida e sujeita às condições do tempo, caixas inapropriadas, etc.).
No fim das contas, a economia obtida com a troca de fornecedor acaba se perdendo com o desperdício de hortifrúti no supermercado.
Agora, pense em como seria esse cenário caso tudo fosse bem acordado desde o início:
- sua equipe saberia exatamente como deveriam ser as circunstâncias de transporte e entrega;
- as inspeções de recebimento seriam o suficiente para diagnosticar e apontar o que estivesse acontecendo de errado;
- uma boa comunicação com o fornecedor bastaria para adequar as entregas à qualidade esperada.
Ou seja, o seu varejo chegaria a um produto com mais apelo de venda, reduziria as perdas, o seu fornecedor poderia aprimorar os serviços e todos sairiam ganhando, já que o fato de vender mais provavelmente aumentaria a demanda de compras.
Como fazer o gerenciamento de fornecedores no varejo
Com base na situação que usamos acima, podemos resumir que o relacionamento com fornecedores de varejo deve contemplar diferentes pontos de alinhamento. Saiba em detalhes quais são eles nos tópicos a seguir!
Conheça bem as empresas
Verificar documentações e ter pleno conhecimento sobre quem está prestando o serviço — especialmente em se tratando de fornecedores de alimentos para supermercados — é indispensável para escolher as melhores opções de terceirizadas.
Faça isso em duas etapas:
Etapa 1 |
Etapa 2 |
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Entre a primeira e a segunda etapa, é natural que algumas empresas sejam eliminadas. Ao assegurar os pontos básicos de um bom fornecedor, restará ponderar o custo-benefício para fechar a negociação.
Priorize recursos de rastreabilidade de alimentos
A rastreabilidade de alimentos é a ponte que liga toda a cadeia de suprimentos. Possibilita identificar a origem do produto, resgata informações de produção e logística de armazenamento.
Assim, toda a trajetória da mercadoria é documentada, desde o produtor até chegar ao centro de distribuição ou diretamente às lojas. Isso permite que o supermercado identifique os pontos críticos e atue para o desenvolvimento da base de fornecedores.
Outra questão a ser destacada é o compromisso com a qualidade e segurança. Preste atenção, pois os consumidores estão de olho nisso: uma pesquisa global da PwC apontou que 61% do público entrevistado dá preferência a produtos com origem rastreável e transparente.
E mais: a implementação da rastreabilidade não só traz vantagens organizacionais e competitivas, como também possibilita agilidade em casos de recall de alimentos.
A RDC 24/15, por exemplo, estabelece que o varejo possua processos claros e definidos de rastreabilidade para orientar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de recolhimento de produtos e medidas corretivas.
Crie relações de confiança
A gestão de relacionamento com fornecedores é outro fator fundamental para aproximar as empresas e reforçar vínculos. Parcerias saudáveis abrem caminhos para que os dois lados se comprometam em melhorar juntos.
Isso facilita diálogos e torna a comunicação mais direta, atributos essenciais para a conquista de bons resultados. A troca de experiências e a inclusão de conversas nas rotinas podem fortalecer a confiança nessa relação.
Realize inspeções de recebimento
Conte com o auxílio de checklists baseados em padronização de produtos e fichas técnicas (documento que define as referências de qualidade) para inspecionar se os atributos da mercadoria recebida estão em conformidade com os critérios pré-acordados.
A inspeção de qualidade é um dos fatores determinantes para reduzir as devoluções, avaliar e classificar fornecedores, aumentar a qualidade dos processos de recebimento de produtos e, claro, prevenir a quebra e ruptura de estoque.
Neste questionário, podem ser aplicadas perguntas como:
- A qualidade do produto está conforme?
- O produto apresenta rastreabilidade?
- A embalagem está conforme?
- O prazo de entrega foi cumprido?
- As condições de armazenagem e transporte estão adequadas?
O checklist, além de padronizar o processo de inspeção de qualidade, permite identificar as potencialidades e fragilidades dos fornecedores.
Assim, fica mais fácil qualificar e compreender quem são os seus melhores parceiros e o que os demais devem melhorar para se igualarem.
Monitore a performance a partir de dados
Tão relevante quanto acompanhar cada um dos processos acima é fazer os devidos registros e armazenar informações sobre cada um deles. Esse é um embasamento capaz de trazer insights e direcionamentos para aperfeiçoar os serviços.
A partir da leitura de dados, varejo e fornecedor poderão atuar de forma colaborativa, detectando e corrigindo a origem de não conformidades, promovendo treinamentos em conjunto e buscando soluções coerentes às necessidades de ambos.
A contribuição da tecnologia para o gerenciamento de fornecedores em supermercados
Falamos até aqui sobre alinhamentos, checklists, melhoria contínua e o papel dos dados para um bom gerenciamento de fornecedores. Agora, pense em como seria fazer tudo isso com a ajuda de uma tecnologia especializada!
O gerenciamento de fornecedores em varejos alimentares baseado em recursos de automação adquire credibilidade, praticidade e precisão. São fundamentos com potencial de reduzir os ruídos e desafios dessa relação.
Um sistema especializado traz, ainda, visibilidade de performance sobre as operações de fornecimento. Deste modo, é possível reconhecer e valorizar aqueles que prestam um bom serviço e entregam uma mercadoria dentro dos padrões de qualidade.
Checklists digitais e visão em tempo real dos dados são diferenciais imprescindíveis para destacar o seu negócio frente à concorrência. E não paramos por aqui! Você pode se aprofundar ainda mais no assunto:
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