Investir em um bom programa de desenvolvimento de fornecedores é importantíssimo quando falamos de setores altamente competitivos, como é o caso da cadeia de suprimentos do setor alimentício.
Imagine que você está em um evento onde são vendidos inúmeros produtos. Existem centenas de vendedores e você é um deles. A diferenciação entre os produtos é baixa. A que preço você venderia o seu?
Esta é a situação em que se encontra o mercado de alimentos. A pressão competitiva é uma realidade que resulta da existência de muitas empresas de um mesmo segmento no mercado. O varejo é um exemplo: altamente competitivo e com baixa diferenciação.
Ciente desse contexto, você deve estar se perguntando: como fazer o desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos para se diferenciar da concorrência? Explicaremos tudo neste conteúdo. Continue a leitura e conheça as principais etapas deste processo!
Um programa de desenvolvimento de fornecedores é um conjunto de práticas estratégicas para definir as melhores parcerias de negócio. A intenção é avaliar as opções disponíveis, conforme o modo como os fornecedores têm desempenhado suas atividades e, a partir daí, priorizar os relacionamentos comerciais mais promissores.
A verdade é que sempre existirão empresas com preços mais baixos que os seus. Por isso, encontrar uma nova maneira para se destacar é essencial. Deve-se buscar alternativas viáveis para que o cliente perceba o valor do seu negócio na qualificação de fornecedores. Assim, não haverá necessidade de recorrer à concorrência.
Nesse contexto, se desenvolver é uma maneira de alinhar os objetivos entre esses elos. Com as necessidades dos clientes devidamente pontuadas, é possível redefinir os procedimentos internos e mitigar riscos. O resultado é um serviço de mais qualidade.
Além disso, vale lembrar que o sucesso de um fornecedor depende do sucesso do varejista na exposição dos produtos. Dessa forma, muitos supermercados já realizam programas de reconhecimento, em que o fornecedor com o melhor desempenho recebe um prêmio ou bonificação pelo resultado. Essas práticas ajudam muito a cultivar as melhores parcerias.
O preço com certeza não é o único critério a ser observado quando se fala em competitividade de mercado. Assumir esse aspecto como única variável importante gera problemas de qualidade e produtividade. Nesse sentido, os fornecedores são peças essenciais na cadeia de consumo, pois se houver qualquer desalinhamento, como atraso na entrega, todos os processos seguintes terão consequências.
Por isso, reforçamos que estreitar a relação entre supermercado e fornecedor é um meio de atender as demandas do consumidor final, elevando o grau de satisfação com a marca. Quando a empresa compreende a expectativa do cliente, saberá exatamente o nível de qualidade do produto que deverá oferecer.
E, quando se trata de um mercado competitivo como o setor de alimentos, sabemos que nenhuma propaganda é tão poderosa quanto uma recomendação de consumidores satisfeitos. Portanto, vale muito a pena investir em um programa de desenvolvimento de fornecedores.
Agora que você já compreendeu o que é desenvolvimento de fornecedores e qual a importância desse programa na cadeia de suprimentos, vamos às principais etapas que devem ser seguidas para o sucesso na operação.
É um fato que, para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve. Neste cenário, as perguntas que ajudam o fornecedor a definir uma rota são:
Se a resposta para a última pergunta for sim, você está no caminho certo. Para iniciar uma parceria entre fornecedor e supermercado, para que ambos possam se beneficiar com a gestão da qualidade, é preciso estabelecer um objetivo em comum e determinar as responsabilidades dos elos.
A partir de ferramentas como a Curva ABC e Matriz BCG podem-se alinhar prioridades entre as partes. O fornecedor apresenta sua metodologia de gestão, como é realizado, quanto tempo é necessário investir para registrar e elaborar indicadores para análise, entre outros pontos.
Com o comprometimento das partes, o fornecedor passa a ter benefícios como:
Um desempenho adequado de um programa de desenvolvimento de fornecedores depende diretamente de indicadores claros e metas bem definidas. Definir metas ajuda a empresa a planejar as estratégias mais adequadas e prazos finais pré-determinados. Nessa etapa de identificação, alguns aspectos são importantes para serem considerados.
As metas devem ser avaliadas com base no consumo de recursos, tempo de execução, número de etapas, complexidade das atividades envolvidas, padrões de produtividade e qualidade atuais e requeridos, por isso:
Um plano de ação nada mais é que o desenvolvimento de uma estratégia com o objetivo de alcançar as metas traçadas. Na prática, leva-se em consideração o cronograma de trabalho, nível de qualificação que se deseja obter, quais treinamentos serão realizados, as responsabilidades e análise de recursos necessários.
É preciso que fique claro que nenhuma mudança ocorre do dia para a noite. A intenção é que o plano de ação estabeleça mudanças de forma gradual. As ações internas do fornecedor são definidas a partir do mapeamento de diferenciais, pontos para desenvolvimento, oportunidades e riscos, assim denominados:
Quando o processo de desenvolvimento de fornecedores é realizado de maneira eficiente, o resultado é o aumento da vantagem competitiva tanto para o fornecedor quanto para o varejo. Aqui, uma boa gestão do relacionamento é indispensável.
Como falamos, a qualidade do seu produto é fundamental para garantir as vendas, mas não adianta todo esse planejamento se a exposição das mercadorias não estiver adequada. Uma boa exposição, limpa e estratégica, pode fazer com que o cliente leve mais produtos do que pretendia.
A avaliação do ponto de venda é essencial para garantir que o supermercado simplifique a busca por seus produtos, facilitando o acesso e deixando os preços visíveis. Nesta etapa, um checklist deve ser o seu guia de trabalho, coletando informações relacionadas à qualidade do produto.
Com o uso do aplicativo CLICQ, pautado em checklist para o controle de qualidade, é possível realizar a avaliação no ponto de venda.
Receber feedback dos clientes ajuda a identificar a que grupo eles pertencem e quais são suas preferências. Com a coleta de dados, o produto é cada vez mais direcionado para oferecer o que o mercado precisa, de forma a sair na frente da concorrência.
Isso faz parte da avaliação dos processos para promover melhorias contínuas. Nesse sentido, feedbacks negativos devem ser utilizados de forma construtiva para extrair as principais lições e determinar quais pontos devem ser trabalhados e melhorados.
Também não podemos esquecer dos feedbacks positivos. Além do incentivo moral à equipe, eles servem para enfatizar o que está dando certo, de modo a replicar padrões de sucesso.
O retorno dos consumidores também pode ser aproveitado como marketing positivo para o fornecedor. Bons relatos são a publicidade ideal para a conquista de um novo cliente, pois prova que o seu negócio funciona.
Uma vez identificados os gargalos da sua operação, é hora de fazer as correções necessárias e continuar seu monitoramento para avaliar os novos resultados. Como vimos, contar com o auxílio da tecnologia facilita esse processo, otimizando o dia a dia das equipes no controle de qualidade e na gestão de desenvolvimento de fornecedores.
Nesse percurso, todos os envolvidos saem ganhando: o time fica mais produtivos, os gestores constroem parcerias mais sólidas, os fornecedores passam a ter a preferência do supermercado e os clientes aumentam o nível de satisfação com a marca.
Saiba mais sobre gestão de fornecedores e veja como firmar parcerias de sucesso para elevar a qualidade dos alimentos.