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7 hábitos poderosos para a Cultura da Qualidade da sua empresa

Escrito por Caroline Stein | 11/10/23 18:19

Observando a cultura da qualidade dentro de uma empresa, muitas vezes os gestores acreditam que tudo esteja ocorrendo bem, que se tem uma visão clara de quais são os pontos críticos de melhoria e que se obtém retorno de capital.

Talvez você tenha essa mesma impressão na sua empresa, mas temos uma pergunta para confrontar a sua visão: os colaboradores estão realmente envolvidos com o propósito da qualidade ou para eles o gerente da qualidade é só mais um “chato” que pega no pé?

Se a segunda opção reflete a sua realidade, significa que a cultura da qualidade é fraca ou inexistente no seu empreendimento. Mas calma! É possível mudar radicalmente esse cenário a partir de hábitos simples que podem ser incorporados no dia a dia das equipes.

Neste conteúdo, falaremos da importância de implementar a cultura da qualidade na empresa e mostraremos como fazer isso com o auxílio de ferramentas digitais. Continue a leitura e comece hoje mesmo a transformar a sua rotina corporativa.

 

7 hábitos que irão te ajudar no desenvolvimento da cultura da qualidade na sua empresa

A cultura da qualidade está presente quando há o comprometimento de toda a equipe – não só da direção e gestores – com os processos e a implementação correta. Ou seja, essa prática exige que toda a equipe compreenda o real significado da gestão de qualidade, envolvendo não só a eficiência operacional, mas também a manutenção de um clima corporativo agradável.

Quando a cultura da qualidade faz parte do DNA de uma empresa, existe a percepção da importância em atender às necessidades de clientes somado ao mérito do envolvimento de cada colaborador para o alcance das metas estabelecidas.

Um novo olhar, mais atento, para os processos internos de qualidade traz como benefício a melhoria na performance da empresa, pois todos os envolvidos desempenham seu trabalho e funções em acordo com um único propósito. Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas práticas que vão manter seu grupo sempre alinhado com a missão e valores do negócio.

>> Antes disso, que tal saber mais sobre gestão de qualidade na era digital? Confira o guia completo da Qualidade 2.0 e veja como aprimorar o padrão das suas entregas!

Vamos agora aos 7 hábitos para implementar a cultura de qualidade no seu ambiente corporativo. 

 

1. Engajamento dos líderes

Sem líderes engajados é impossível estabelecer a cultura da qualidade na empresa. Uma liderança positiva naturalmente se reflete na postura e nos costumes de seus colaboradores. 

Lembre-se que um líder engajado precisa ir além das cobranças de não conformidades e de outras questões operacionais. Isso significa estar sempre aberto ao diálogo e ter empatia pelos membros de cada equipe.

 

2. Conscientização das equipes

A cultura da qualidade deve ser trabalhada de forma humanizada pelos gestores. Assim, fica mais fácil conscientizar os colaboradores quanto às vantagens de cultivar um ambiente corporativo de alta performance, sem abrir mão das trocas acolhedoras entre os departamentos. 

Dentre as formas de desenvolver essa consciência nas pessoas, a aplicação de treinamentos e especializações são bastante importantes. 

 

3. Horizontalidade nas operações

O ideal é que a comunicação entre a alta administração e os demais colaboradores seja de igual para igual. Assim, é possível inspirar as equipes, fazendo com que elas entendam o real propósito da cultura da qualidade.

Um cronograma de reuniões periódicas ajuda bastante nesse quesito, de modo que o gestor possa apresentar dados para ilustrar suas percepções sobre o desempenho do grupo e, juntos, consigam pensar em pontos efetivos de melhoria.

 

4. Acompanhamento dos indicadores

O entendimento de toda a equipe sobre como são definidas as metas e sobre como os indicadores são monitorados é essencial para que a cultura da qualidade se estabeleça. Portanto, esteja sempre por dentro dos indicadores da sua operação e procure apresentá-los da maneira mais clara e didática possível aos seus colaboradores.

 

5. Incentivos em todos os departamentos

Elogie sua equipe, dê recompensas para os grupos mais alinhados com seu propósito e considere praticar a gamificação para valorizar aqueles colaboradores que superaram as expectativas.

 Isso inclusive estimula os demais departamentos a baterem metas promissoras, contribuindo assim para o crescimento da empresa como um todo.

 

6. Amadurecimento dos colaboradores

A implementação de uma cultura de qualidade exige foco, dedicação e amadurecimento dos colaboradores. Isso também vale para os gestores, afinal, é preciso partir deles o exemplo positivo para um desempenho eficaz. 

Portanto, defina objetivos claros e avalie periodicamente os processos internos da sua empresa por meio de auditorias para correção de gargalos e replicação de padrões de sucesso.

 

7. Estímulo à cultura digital

É praticamente impossível falar de cultura da qualidade sem falar de digitalização de processos. Vivemos em plena era digital, onde a tecnologia se tornou a maior aliada dos gestores não só em termos de qualidade e performance, mas também de agilidade e segurança nos processos internos.

Por isso, estimule o uso de ferramentas digitais no seu negócio, invista em treinamentos específicos e automatize tarefas cotidianas para que sua equipe possa aproveitar melhor o tempo operacional, focando naquelas demandas onde o fator humano é imprescindível.

 

Como fazer a implementação da cultura da qualidade dar certo?

Uma forma de tornar o processo de implementação da cultura da qualidade mais fácil é unir os hábitos citados acima com a utilização de tecnologias facilitadoras no controle e inspeção de qualidade, por exemplo, para a coleta e mensuração de dados.

Para ter o controle do que é dito (teoria) e do que é feito (prática) é necessário saber a efetividade das metas estabelecidas. Nesse sentido, a melhor forma de estabelecer uma cultura da qualidade eficaz é trabalhando com indicadores sólidos e confiáveis, que permitam validar seu planejamento estratégico.

Isso só é possível quando as equipes têm à disposição ferramentas robustas e desenvolvidas por experts da área de qualidade. Por exemplo: o investimento em softwares que otimizam as inspeções e demais procedimentos padrões de Gestão da Qualidade deve ser uma demanda prioritária no seu negócio.

Assim, as equipes ganham produtividade e fluidez na rotina corporativa, enquanto o gestor ganha confiabilidade no monitoramento das performances, antecipando-se a qualquer sinal de problema e corrigindo gargalos sem comprometer o faturamento da empresa.

>> Quer saber mais sobre rotinas de inspeção de qualidade e como ganhar eficiência nessa tarefa? Confira nossa trilha completa de aprendizado para uma gestão da qualidade mais inteligente!