Login Peça um Orçamento

ESG e tecnologia: entenda como aplicar no seu negócio


A sigla em inglês ESG (Em Inglês, Environmental, Social and Governance) tem engajado e estabelecido novas soluções nas empresas. Em um momento onde as mudanças climáticas, desigualdades sociais e práticas antiéticas se mostram cada vez mais recorrentes, impulsionar a busca pela aplicação dos pilares ambientais, sociais e de governança está sendo uma das principais pautas no cotidiano de gestores que visam o desenvolvimento dos seus negócios.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:


No infográfico ESG no setor agroalimentar, você consegue entender melhor cada um dos pilares, assim como observar o conjunto de práticas que estão vinculadas a cada pilar. Vale ressaltar que, ao avaliar a aplicação de medidas de tecnologias ESG na organização, é essencial observar e explorar a materialidade do setor a fim de executar uma agenda ESG eficiente.

Além do desafio de identificar e priorizar as operações sustentáveis mais relevantes em seu segmento, a estruturação e execução das ações do modelo de gestão ESG exigem um esforço significativo de toda a empresa. Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental ao potencializar e impulsionar de forma eficiente iniciativas em cada um dos pilares.

O desenvolvimento da sustentabilidade empresarial é uma temática indispensável e com diversos obstáculos. Mas calma! Estamos aqui para te ajudar a entender sobre a relevância do assunto e como podemos apoiá-lo na implementação dos critérios e tecnologias ESG.

ESG e o impacto no setor agroalimentar 

As ações voltadas ao ESG vêm modificando o mercado, as estratégias de investimento e a gestão dos negócios. Os consumidores também estão cada vez mais conscientes quanto aos seus hábitos de consumo.

Conforme apontado pelo estudo Future Consumer Index 2022, 78% dos entrevistados afirmaram que estão mais atentos ao impacto ambiental de suas compras, enquanto 77% declararam que estão dando mais importância ao impacto social de seus consumos. 

Isso evidencia como a consideração das tecnologias ESG no desenvolvimento da organização se torna um meio viável para impulsionar o crescimento econômico por meio da sustentabilidade ambiental e social.

No ramo agroalimentar, essa realidade não é diferente, destacando a importância de estabelecer processos alinhados com as demandas do mercado. Essa necessidade é ainda mais evidente ao considerarmos o estudo de 2021 conduzido pelo Carbon Brief, que revelou o Brasil como o 4º maior emissor de carbono do mundo, em grande parte devido às práticas de manejo do solo e desmatamento. Esse dado ressalta a urgência e a responsabilidade do setor em controlar as mudanças climáticas.

>>  Análise: Quais países são historicamente responsáveis ​​pelas mudanças climáticas?

Devido a essa nova visão mais consciente dos consumidores atuais e ao impacto gerado no planeta, o setor agro é convocado a realizar transformações fundamentadas na agenda ESG.

Analisar como os negócios interferem no planeta e na sociedade se faz essencial para alavancar as oportunidades de crescimento e a consolidação da organização no mercado.

Dessa forma, visar soluções sustentáveis pautadas no cuidado aos impactos gerados pela cadeia de suprimentos é uma das prioridades quando elaboramos um planejamento conforme o comportamento do consumidor atual.

Um dos grandes desafios de uma operação que contribua com as tecnologias ESG está relacionado, principalmente, a execução de ações responsáveis e sustentáveis, como também a mensuração dessas atividades desenvolvidas para a posterior análise de dados.

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma ferramenta primordial para a assertividade das atuações da companhia. 

PariPassu e ESG

Para apoiar no progresso das suas operações voltadas ao ESG, a PariPassu entrega ao mercado soluções que colaboram com a concretização de práticas voltadas à sustentabilidade e com a efetividade nas tomadas de decisão. 

Veja abaixo como nossas ferramentas podem ser a sua maior aliada no cumprimento de critérios sustentáveis:

Rastreador do Campo

O controle das atividades realizadas diariamente no campo, incluindo as anotações de manejos, insumos e defensivos, contribui para a gestão das operações agrícolas e para a produção de um alimento seguro e de qualidade.

Esse monitoramento dos procedimentos efetuados na sua propriedade impacta também o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 2 (Fome zero e agricultura sustentável) da ONU, já que a ferramenta auxilia na adoção de medidas que buscam o aumento da produtividade.

Nesse sentido, o Rastreador de Campo é uma solução estratégica e eficiente para esses registros de campo, permitindo uma melhor tomada de decisão e um aperfeiçoamento dos processos através do fácil acesso às informações de produção.

Quer saber mais sobre o Rastreador do Campo? Fale com um de nossos especialistas:

>> Rastreador do Campo: falar com um especialista

Rastreador

Aprimorar a visibilidade da cadeia de abastecimento é o próximo passo crucial no avanço da sustentabilidade. A rastreabilidade na cadeia de alimentos permite a identificação de todo caminho percorrido pelas matérias-primas e insumos, desde origem e/ou processamento até o destino final.

Essa operação viabiliza a transparência das informações e das operações, além de contribuir na implementação das diretrizes das tecnologias ESG. 

Para entender mais a relação entre ESG e rastreabilidade, leia o artigo abaixo: 

>> Práticas ESG: por que adotar a rastreabilidade de alimentos

O Rastreador PariPassu, com o apoio de uma tecnologia cruzada com as bases de dados oficiais do governo federal, permite verificar se os elos vinculados ao setor alimentício  estão de acordo com as práticas legais e dessa forma desassociados de práticas de mão de obra análoga à escravidão e/ou infantil e de desmatamento. 

Com esse procedimento é possível impactar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 15 (Vida terrestre) da ONU.

CLICQ

O CLICQ - Checklist de Inspeção e Controle de Qualidade -  é a ferramenta ideal para o controle de processos de qualidade através da coleta e do registro automatizado de dados.

Ao utilizá-lo nas inspeções de qualidade, e com a informação de rastreabilidade de cada produto, essa solução permite avaliar a regularidade nos parâmetros ESG prioritários na companhia. Assim, é possível avaliar se as mercadorias estão dentro dos padrões exigidos no momento da inspeção de recebimento.

Além de automatizar as rotinas de inspeção, permite desenvolver um diagnóstico da destinação de frutas, legumes e verduras (FLV) identificados com defeitos leves através das fichas técnicas.

Ao realizar a mensuração da destinação desses produtos, é possível construir ações que evitam o desperdício de alimentos e impactam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 2 (Fome zero e agricultura sustentável) e 12 (Consumo e produção responsáveis) da ONU.

Saiba como a Rede de Supermercados Savegnago reduziu as perdas no setor de hortifruti utilizando o CLICQ:

>> Diminuição de Perdas no Setor Hortifrúti | Case de Sucesso PariPassu

SARA

O SARA - Sistema de Acompanhamento de Resultados das Análises -  é o sistema da PariPassu que viabiliza a gestão das suas amostras próprias que passaram pela análise residual de agrotóxicos. 

Esse tipo de análise tem o intuito de avaliar a presença e as concentrações de pesticidas em alimentos.

O monitoramento de resíduos em FLVs é uma ferramenta de extrema relevância para assegurar a produção e a comercialização de um alimento seguro e de qualidade, além de ajudar a evitar a contaminação da água e do solo e os impactos negativos na biodiversidade e nos ecossistemas aquáticos e terrestres devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

Por meio da análise de resíduos é possível verificar se o produto encontra-se de acordo com o Limite Máximo de Resíduos (LMR - quantidade máxima de resíduos de agrotóxicos em decorrência da aplicação em uma cultura agrícola) oficialmente permitido e estabelecido pelas monografias da Anvisa para alimentos de origem vegetal.

>> Monografias de Agrotóxicos (ANVISA)

Portanto, realizar o controle residual de agrotóxicos nos produtos comercializados é uma ação que auxilia a desenvolver planos de ação com impactos relevante em diversas frentes da sustentabilidade, atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 3 (Saúde e bem-estar), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 15 (Vida terrestre) da ONU.

Avaliar as tecnologias ESG aplicáveis ao seu negócio é fundamental para se manter e crescer no mercado atual. 

Para isso, digitalizar o seu negócio é essencial na construção de ações responsáveis e na assertividade da tomada de decisão baseada em dados de monitoramento dos processos. 

Ficou com alguma dúvida sobre como podemos ajudá-lo a aplicar práticas ESG no seu negócio a partir das ferramentas PariPassu?

Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!