A questão é: como atuar nesse setor que busca preservar o meio ambiente, a saúde do consumidor, o trabalhador e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade?
Se você ainda não tem uma resposta para essa pergunta, continue lendo este post e entenda o que você precisa fazer para diminuir as perdas na produção de orgânicos.
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Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae para identificar quais são as principais dificuldades do produtor de orgânicos para melhorar a sua produtividade, 48% citaram comercialização dos produtos.
Pensando nisso, trouxemos os principais métodos para você melhorar o rendimento da sua produção de orgânicos e superar essas adversidades.
Ainda antes dos produtos estarem disponíveis para a comercialização, a propriedade deve passar por um processo de avaliação de conformidade de acordo com a Lei n° 10.831/2003. No Brasil, essas normas são validadas através da certificação por auditoria.
Por meio da certificação, o produtor garante a origem do alimento orgânico e sua qualidade, valorizando o produto e protegendo-o contra fraudes.
O que isso tem a ver com otimizar a comercialização de produtos? Simples: para vender para terceiros, como lojas, distribuidores e supermercados, a certificação é uma exigência. Ou seja, para não restringir o mercado de vendas, passar por essa auditoria é fundamental.
A Auditoria de Certificação deve ser realizada por Certificadoras credenciadas pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Basicamente, o processo de certificação é feito por meio de visitas periódicas de inspeção na produção e unidades de processamento.
E se você deseja se destacar é preciso fugir do convencional! Se a sua propriedade já possui a sua Certificação Orgânica significa que está na hora de atingir novos patamares.
Investir em métodos para garantir a segurança de qualidade não apenas melhora a imagem da sua empresa no mercado como garante um produto com melhor qualidade, constante e mais seguro.
As Boas Práticas de Fabricação e HACCP são metodologias aplicadas de acordo com as especificações de cada produção e processamento para garantir a segurança do alimento conforme as condições de higiene.
Ainda falando em mercado internacional, a certificação Global G.A.P. é uma das mais reconhecidas e aceitas, servindo como uma porta de entrada para diversos mercados.
Estruturar um planejamento envolve desde questões de gestão e controle de recursos, até a dificuldade de implantar uma infraestrutura que movimente rapidamente os produtos ao mínimo valor.
O primeiro desafio começa dentro de casa: como estruturar um gerenciamento que faça com que você tenha o controle de tudo o que compra e vende para tornar o seu produto competitivo?
A dica é: comece do básico! Organize suas informações, elas servem como apoio para a tomada de decisão. Incertezas geram resultados insatisfatórios e atividades que não agregam valor ao seu produto.
Você pode estar comprando insumos em excesso que só ocuparão espaço no seu estoque, por isso é fundamental compreender a real demanda antes de fazer um investimento.
Dentre os métodos para organizar informações, o Plano de Manejo Orgânico (PMO) e o Rastreador do Campo são os pilares.
O PMO é o retrato da sua propriedade, é nele que você registra como a produção deve ser manejada ou como manipular os ingredientes adequadamente para o caso de processamentos.
O Rastreador do Campo, por sua vez, é a ferramenta ideal para registrar as atividades de manejo realizadas diariamente. Com base nos dados coletados, você tem o controle sobre a quantidade de insumos disponíveis e o que precisa ser comprado. Vale destacar que qualquer produto que esteja estagnado em estoque significa dinheiro parado!
Em linhas gerais, você diminui as possibilidades de desperdício e incertezas e ainda cria uma infraestrutura de informações com todos os elos envolvidos na cadeia, podendo compartilhar dados para apoiar decisões.
E se para você realizar esses registros de forma manual parece complicado, fique tranquilo: tudo pode ser feito em questão de minutos com o aplicativo Rastreador do Campo.
Utilizando o aplicativo você visualiza o desempenho da sua produção com apenas um clique! É aí que está o ponto-chave: os dados coletados geram indicadores que servem para gestão de insumos, custos e atividades realizadas.
O seu ponto de melhoria pode não estar relacionado a comercialização ou falta de planejamento, mas sempre há algo que pode ser feito para melhorar a produtividade.
A análise da propriedade por uma visão externa permite um olhar mais crítico da realidade quando comparada com a verificação de colaboradores que acompanham as atividades diariamente. Por já estarem habituados, é comum não perceber a existência de fatores que comprometem a produtividade, decisões econômicas e o planejamento.
É claro que o trabalho de um profissional capacitado por meio de consultoria só exibirá resultados se for desenvolvido em conjunto com os funcionários envolvidos na produção. A ideia é evitar desalinhamentos e possibilitar a participação da empresa nas etapas de trabalho.
Você deve estar se perguntando se isso é aplicado apenas para grandes produções. A resposta é não!
O acompanhamento de um profissional é válido para todos os portes de negócios e ainda mais importantes para pequenas empresas, já que essa é uma grande oportunidade para desenvolvimento e crescimento!
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É fato que a produtividade ainda é uma questão importante para quem atua no segmento de orgânicos. Mais do que isso, a comercialização e a falta de planejamento acabam sendo obstáculos na otimização dos rendimentos.
Por outro lado, esses desafios podem ser oportunidades para o desenvolvimento da produção: buscar alternativas para atingir novos mercados, alcançar uma melhor gestão e ainda, contar com um processo de consultoria para direcionar as ações.
Todas essas intervenções variam de produção para produção dependendo dos objetivos traçados. O intuito é diminuir incertezas ao longo da cadeia e a geração de processos ineficientes.
Independente de quais ações são ideais para a sua produção, uma coisa é fato: investir em controles para a gestão impactam na competitividade de mercado e atratividade dos seus produtos.
Se para você a certificação ainda é uma incógnita, não deixe de ler