A avaliação de fornecedores é uma tarefa primordial para o bom funcionamento do seu negócio.
Pensar nos demais elos da cadeia alimentícia é fundamental quando falamos em avaliação de fornecedores. Afinal, uma gestão de qualidade efetiva envolve também as etapas de produção e distribuição dos alimentos.
Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de avaliar bem os seus fornecedores, explicando quais aspectos devem ser priorizados nessa análise. Mostraremos também dois métodos práticos para conduzir sua avaliação com agilidade e eficiência. Vamos lá!
Especialmente no ramo de alimentos, podemos dizer que a avaliação de fornecedores é uma etapa imprescindível para a gestão de qualidade e segurança no setor. Essa tarefa consiste basicamente no acompanhamento de tudo o que chega ao varejo, considerando-se também as entregas nas etapas anteriores da produção alimentícia.
Aquilo que o fornecedor entrega é parte essencial para o andamento adequado dos processos internos de uma empresa. Por isso, é muito importante saber ao certo quem são seus fornecedores e qual o grau de qualidade das entregas, a fim de cultivar as parcerias mais promissoras.
O sucesso da parceria entre empresa e fornecedor depende da transparência e confiabilidade nos processos. É preciso observar a qualidade do produto ou serviço entregue e não somente o preço. Afinal, um fornecedor pode ofertar menor preço, mas apresentar baixa qualidade de serviço, o que não é um cenário interessante.
Para tornar o processo de avaliação de fornecedores mais eficiente, no que tange à classificação e tomada de decisão, é necessário definir métodos práticos e ágeis, de modo a fazer uma análise consistente sem desperdiçar o tempo operacional das equipes.
A importância dessa tarefa, portanto, vai além da manutenção de um rígido controle de qualidade dos produtos. A avaliação dos fornecedores é crucial também para a fluidez das operações no setor alimentício como um todo.
Isso porque, se a logística de fornecimento for ruim nas etapas de produção e distribuição, por exemplo, toda a cadeia de alimentos poderá ser afetada, tanto em termos de qualidade e segurança, quanto no âmbito da agilidade dos procedimentos e da chegada de um bom produto às mãos do consumidor final.
Para ajudar você na tarefa de avaliação dos fornecedores, descrevemos a seguir dois métodos práticos que envolvem questionários com perguntas específicas e análises de indicadores de qualidade.
Elabore um questionário de avaliação de fornecedores e atribua uma nota a cada vez que forem avaliados. Baseie a sua análise nas seguintes perguntas:
A partir das notas obtidas por cada fornecedor nos questionários de avaliação, crie classificações para cada faixa de pontuação. Alguns exemplos de classificações que podem ser utilizadas são: fornecedor A, B, C; fornecedor 1, 2 e 3 ou até mesmo fornecedor Excelente, Bom e Ruim.
Usando indicadores formados a partir das notas e classificação de cada fornecedor, faça uma comparação de desempenho entre eles de acordo com o impacto que os produtos adquiridos têm para o seu negócio.
Com esses dados dispostos de maneira didática e que permita analisar facilmente seus fornecedores, é possível substituir aqueles com baixo desempenho, deixá-los em stand by em um banco de dados ou, o que indicamos, iniciar um projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos.
As notas obtidas por cada fornecedor na Avaliação de Fornecedores permitem acompanhar cada um deles ao longo do tempo e aproveitar as melhores oportunidades de mercado, possibilitando a negociação de preços e prazos com maior segurança.
Os indicadores de desempenho ou KPI’s, sigla utilizada para o termo em inglês Key Performance Indicator, são indicadores que ajudam a conduzir a avaliação de fornecedores para medir o seu desempenho operacional em processos determinados. Utilize os KPI’s para avaliar aspectos como:
Para que a empresa consiga suprir as necessidades de seus clientes, o produto fornecido deve atender critérios de qualidade anteriormente estabelecidos. Conferir se a empresa fornecedora cumpre os requisitos direcionados à garantia da qualidade do produto é fundamental para disponibilizar produtos dentro do padrão que sua empresa espera.
Realizar um acompanhamento de fornecedores regularmente evita que erros como divergência de informações na nota fiscal, valores e prazos aconteçam, por exemplo. Quando o fornecedor não possui processos logísticos bem estruturados, acaba gerando prazos ilusórios e afetando o período de entrega combinado.
Sabemos que para muitas empresas fornecedoras o calcanhar de Aquiles está no atendimento ao cliente. Assim como a transparência e a confiabilidade, mencionadas no início do post, o atendimento também é um dos pontos principais para que a parceria entre empresa e fornecedor seja um sucesso.
Esse indicador irá te ajudar a priorizar fornecedores que tenham atendimento e suporte de qualidade e os que possuírem um melhor tempo de resposta em casos de não conformidades relacionadas com as entregas.
Escolha fornecedores que entreguem produtos que favoreçam uma ótima posição no mercado em que a empresa atua e que também colaborem com a sustentabilidade do seu negócio. Não fique preso a uma única cotação, evite o risco de variações imprevistas de preços.
Faça pelo menos três ou mais cotações. Compare prazos de entrega, características de qualidade do produto ou serviço fornecido e analise criteriosamente as condições de pagamento. Lembre-se, a saúde financeira do seu negócio está diretamente relacionada com esse KPI.
Por fim, uma dica bônus é que você pode contar com ferramentas digitais para otimizar a aplicação dos questionários e acelerar sua análise de indicadores. Desse modo, o próprio sistema indicará as melhores parcerias para o seu negócio, a partir dos registros que as equipes forem compilando na plataforma a cada nova entrega.
Isso garante uma rotina operacional mais fluida, aprimora o controle de qualidade e permite identificar as parcerias mais promissoras.
>> Saiba mais sobre gestão de fornecedores e veja o manual de boas práticas para cultivar parcerias duradouras.