Transformação digital no setor alimentício: confira as principais novidades
A busca por experiências ágeis e personalizadas impulsiona a transformação digital no setor alimentício. Deste modo, é possível criar vantagens competitivas no mercado e se destacar diante consumidores exigentes.
A tecnologia é uma grande aliada neste cenário, visto que consegue auxiliar as empresas em processos internos, experiências com os consumidores e gestão de qualidade, por exemplo. Quem não se atenta às mudanças, arrisca ficar para trás.
Se você quer se manter atualizado e investir nas melhores tendências, confira a seguir quais as principais novidades na transformação digital no setor alimentício. Entenda a importância desta inovação e elimine os receios com base em conhecimento. Continue a leitura!
Transformação digital no setor alimentício: conheça as novidades!
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor é o maior do país: representa 10,8% do PIB brasileiro e gera 1,8 milhão de empregos formais e diretos. Sua importância é inegável, especialmente quando pensamos sobre a demanda do futuro.
O relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostra que, em 2022, o Brasil teve 21,1 milhões de pessoas em estado de fome. Além disso, cerca de 70,3 milhões de pessoas estão em estado de insegurança alimentar moderada, quando há dificuldade de obter alimento.
O cenário de preocupação movimenta as empresas. Torna-se necessário criar medidas para atuar em prol da segurança dos alimentos oferecidos à população, bem como na redução do desperdício que impacta a distribuição alimentar mundo afora.
Para superar estes desafios, a indústria alimentícia tem investido na aceleração digital, gerando uma onda de food techs, ou seja, startups com soluções específicas para esse mercado. Em relatório elaborado pela PwC e a Liga Ventures, constam 369 negócios ativos no Brasil.
As inovações atuam em diferentes frentes como serviços de delivery, marketplaces de alimentos, sistemas de gestão, logística, qualidade e monitoramento, entre diversas outras categorias. A seguir, veja quais as principais tendências para ficar de olho.
Novos modelos de negócios
Com o aumento da demanda por conveniência, os aplicativos de entrega de alimentos se tornaram extremamente populares. Eles permitem que os clientes façam pedidos de restaurantes locais com apenas alguns toques na tela do celular, proporcionando uma experiência de compra rápida e fácil.
Outro formato que vem ganhando espaço no mercado é o D2C, Direct-to-Consumer. Trata-se de uma estratégia na qual a indústria vende seus produtos diretamente aos consumidores, sem o uso de intermediários tradicionais, como varejistas ou distribuidores.
Inteligência artificial e análise de dados
As empresas do setor alimentício estão usando IA e análise de dados para entender melhor as preferências dos clientes, prever demandas futuras, otimizar operações e personalizar experiências de compra.
Neste sentido, a automação está sendo cada vez mais presente, reduzindo custos operacionais, melhorando a eficiência e minimizando erros humanos. É o caso de sistemas que automatizam tarefas rotineiras como checklists de auditorias e gestão de qualidade.
Blockchain na cadeia de suprimentos
Outra inovação impactante no setor é a tecnologia blockchain. Ela é adotada para rastrear a origem dos alimentos, garantindo a segurança dos alimentos e a transparência na cadeia de suprimentos.
Com o blockchain, é possível verificar a autenticidade e a proveniência dos alimentos, o que ajuda a prevenir fraudes, como falsificação de rótulos e adulteração de produtos. Além disso, facilita operações de recall, quando necessário.
Confira: [Cartilha] 12 vantagens de utilizar checklists digitais para prevenção de perdas
Qual é a importância da tecnologia para a inovação na indústria de alimentos?
O investimento em tecnologia impacta positivamente as operações das empresas, a qualidade dos produtos e a experiência dos consumidores. Por meio dela, é possível obter vantagens como melhor eficiência operacional, aumento da segurança dos alimentos e transparência do setor.
Softwares baseados em análise de dados ajudam a evitar o excesso de produção e minimizar o desperdício de alimentos, por exemplo. Também podem ser úteis para potencializar a gestão de outras áreas da empresa, contribuindo para uma cadeia de abastecimento mais eficiente.
Além disso, a transformação digital no setor alimentício pode gerar um segmento mais sustentável. Isso porque há soluções que ajudam a reduzir o consumo de recursos naturais, minimizando o desperdício e implementando práticas agrícolas mais eficientes e ecologicamente corretas.
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Quero implementar a tecnologia, mas tenho receio: o que fazer?
Implementar transformação digital no setor alimentício pode ser uma decisão crucial para impulsionar o negócio, mas é normal ter receios diante de mudanças significativas. Ao lidar com as inovações, você pode se sentir mais seguro contratando um consultor ou especialista no assunto.
A comunicação transparente e aberta com os funcionários também é importante, especialmente se houver resistência a trocar os métodos tradicionais de trabalho. Além disso, considere uma boa colaboração com os fornecedores de tecnologia para uma implantação tranquila e com suporte contínuo.
Conhecer a história de outros negócios que implementaram tecnologias e tiveram resultados positivos, pode te ajudar a dar adeus aos receios. Por isso, aproveite para conhecer o Case de Sucesso: Big Supermercados.