Práticas ESG: por que adotar a rastreabilidade de alimentos
Não é nenhuma novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) vêm ganhando o seu espaço e deixaram de ser tratadas como diferencial.
Elas passaram a ser princípios cobrados tanto por parceiros de negócios, quanto por consumidores e investidores. Por isso, saber como implantar ESG é importante para o crescimento da sua empresa, porém, é preciso também tornar isso visível!
A rastreabilidade de alimentos é uma das formas de seguir essa diretriz. Entenda neste texto por que essa ferramenta é capaz de proporcionar benefícios alinhados ao ESG a toda cadeia agroalimentar e, principalmente, ao varejo.
Já abordamos em um texto tudo o que você precisa saber sobre o ESG no agronegócio:
>> ESG: o que é e a importância para o setor de alimentos
A importância de práticas ESG na cadeia de alimentos
Questões ambientais, sociais e de governança são fatores chave para o bom funcionamento e desenvolvimento de negócios que almejam prosperar no futuro.
Grandes marcas do setor alimentício, como a Nestlé, maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, já criaram as suas agendas com foco no ESG.
Tratando-se da última etapa da cadeia agroalimentar — e a que tem maior contato com o consumidor final —, os varejos devem aderir a esse movimento.
É fundamental dar sequência à transparência que os critérios do ESG proporcionam ao consumidor final no momento em que ele chega à gôndola.
Por que o varejo deve planejar iniciativas de ESG?
É justamente o público final um dos maiores impulsionadores sobre a relevância desse tipo de transformação. Por essa razão, quando o cliente vai ao supermercado, ele deve ter acesso a informações de ESG de um produto.
Há números que demonstram isso:
- No Brasil, 58% das pessoas escolhem produtos com origem rastreável e transparente.
- 33% dos Baby Boomers, 44% da Geração Grandiosa e 33% da Geração Z afirmam estarem dispostos a pagar mais por alimentos produzidos de forma ética e sustentável.
Os índices são da pesquisa Global Consumer Insights 2021, da PwC.
A cadeia de alimentos traz consigo a grande responsabilidade de levar segurança a tudo o que é comercializado, desde a origem — no campo, no transporte e no processamento — até as prateleiras, no varejo.
Nesse quesito, a rastreabilidade é uma medida eficiente capaz de assegurar o conhecimento sobre a procedência do alimento.
Critérios de ESG contemplados pela rastreabilidade
Para que você entenda melhor o potencial de resultados que um recurso de rastreabilidade pode proporcionar às operações, descrevemos abaixo as contribuições dessa prática ESG para cada um dos pilares desse movimento.
Confira a seguir!
Ambiental
Do produtor ao consumidor final, é possível ter certeza de que aquele alimento passou por um percurso livre de qualquer prejuízo ao meio ambiente, como:
- uso excessivo ou abusivo de agrotóxicos;
- cultivo em área de desmatamento;
- desperdício ou uso de materiais ecologicamente incorretos.
Pense no seguinte: mesmo em produtos industrializados, corre-se o risco de utilização de insumos que, em algum momento, podem ter passado por práticas desalinhadas aos cuidados e preservação do meio ambiente.
Com a devida rastreabilidade sobre todas as etapas percorridas pelo alimento, todos os elos da cadeia agroalimentar podem ter a garantia sobre a idoneidade de um produto.
As informações são registradas pelo sistema e disponibilizadas para consulta em tempo integral.
Social
Rastrear um alimento certifica todos os integrantes da cadeia de alimentos e de consumo sobre a prática ESG social. Isso porque qualquer irregularidade relacionada à força de trabalho envolvida nos processos é evidenciada quando detectada.
Vale lembrar que o movimento em prol de causas componentes desse propósito ESG podem ser destacadas entre os dados atribuídos ao alimento, como:
- incentivo à diversidade nas empresas;
- proteção de dados;
- relacionamento com a comunidade local;
- segurança do trabalho;
- entre outras.
Governança
Dentro dos critérios ESG de governança, a rastreabilidade incentiva produtores e empreendimentos a respeitarem compromissos como:
- respeito às legislações vigentes;
- combate a posturas antiéticas;
- transparência no caminho percorrido pela matéria-prima;
- responsabilidade fiscal.
Uma vez combinados os critérios entre as empresas componentes de uma rede de negócios, a rastreabilidade será a ferramenta necessária para legitimar todas as práticas e torná-las conhecidas.
A rastreabilidade como uma prática ESG no varejo
Quando olhamos especialmente para o varejo, podemos avançar um pouco mais na verificação de práticas ESG.
Rastrear os alimentos possibilita conhecer a fundo a sua base de fornecedores, identificando os que atendem os critérios exigidos pelo seu estabelecimento e o mercado. Afinal, a segurança deve ser atestada continuamente, pois situações críticas podem acontecer.
Alguns exemplos disso são:
- um surto alimentar;
- acusação de mão de obra análoga à escravidão;
- queixas de produção feita em área de desmatamento.
São casos de denúncias graves para um negócio. Proteger-se delas é essencial para a reputação de uma marca. Por isso, a utilização de certas condutas podem ajudar o seu supermercado a se prevenir de possíveis acusações e infrações.
Como você pode perceber até aqui, essa ferramenta é uma grande aliada e um importante componente das práticas do ESG, uma vez que sua principal função é gerar transparência para toda a cadeia agroalimentar.
Benefícios de utilizar uma ferramenta de rastreabilidade
Depois de falarmos sobre critérios e contribuições de um monitoramento rigoroso, já deu para notar o quanto isso é indispensável, não é mesmo? O segmento de alimentos e bebidas é complexo e cheio de variáveis que exigem assiduidade e meios eficazes de controle.
Então, queremos agora demonstrar os ganhos que a tecnologia pode trazer para o seu negócio. A PariPassu oferece uma solução para rastreabilidade, o Rastreador PariPassu, e vamos detalhar abaixo como as funcionalidades desse sistema vão te ajudar!
Fonte de consulta
Utilizando um software como o Rastreador PariPassu, você terá acesso a fontes de consultas de bases públicas do governo brasileiro.
Nas rotinas do dia a dia, fica mais fácil tirar dúvidas e adequar práticas durante as atividades.
Acompanhamento ativo de produtores/fornecedores:
O Rastreador PariPassu possui geomonitoramento em tempo real de produtores e fornecedores de matérias primas.
Caso algum de seus provedores esteja atuando em área de desmatamento ou em áreas com grande incidência de mão de obra análoga à escravidão, você saberá e poderá propor soluções para essas ocorrências.
O sistema se encarrega de emitir notificações para alertar a empresa caso o seu fornecedor esteja em alguma área de risco.
Competitividade de mercado
Sua marca vai implementar e comprovar práticas ESG, o que abrirá portas para novos parceiros. Um estudo da McKinsey, por exemplo, apontou que esse tipo de estratégia pode elevar em até 60% os lucros operacionais das empresas.
Investidores estão de olho em negócios que têm esse pensamento, dando preferência para mercados que já os possuem. Ou seja, esse investimento apresenta menor risco para realização de aportes.
A investidora BlackRock, a maior empresa de investimentos do mundo, desde 2020, tem priorizado investimentos com empresas que prezam por práticas ESG, com transparência nas informações.
Segurança dos alimentos e agilidade em casos de recall
Ao detectar problemas em algum produto, caso seja necessário fazer o recolhimento, o uso de um sistema especializado agiliza os procedimentos. A empresa fica livre de processos manuais para rastreabilidade e recall em planilhas!
Com os registros de todo o caminho percorrido armazenados no Rastreador PariPassu, é mais simples — e muito mais rápido! — identificar o lote do produto em questão e encontrar o elo da cadeia em que o problema teve origem.
Assim, é possível construir planos de ação para não conformidades e apresentar soluções para que a situação seja resolvida e não se repita.
Conexão com o consumidor final
O consumidor final precisa saber de onde o alimento veio para poder fazer escolhas conscientes.
O público está ativo no mercado e atento aos produtos levados para dentro de casa, e esse movimento aumentou com a pandemia. Portanto, ter nos supermercados um meio de comunicação que leva à origem desse alimento é fundamental para esses clientes.
Conheça o Rastreador PariPassu no vídeo de um minuto abaixo:
Como vimos, utilizar o ESG como uma estratégia do seu supermercado pode reforçar a curva de valor que o seu negócio pode oferecer. Você garante produtos seguros e de qualidade a partir de uma base de fornecedores confiáveis e de ações sustentáveis dentro do seu negócio.
A rastreabilidade de alimentos é uma das principais práticas de ESG para cumprir as novas exigências do mercado e continuar competitivo entre seus concorrentes.
Ficou com alguma dúvida sobre rastreabilidade de alimentos e como você pode adequar seu supermercado às condutas do ESG e acompanhar essa tendência do mercado? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo: