A garantia da qualidade do FLV (frutas, legumes e verduras) depende de uma série de fatores internos e externos no dia a dia dos varejistas. A relação com os fornecedores, por exemplo, é um desses aspectos que interferem na qualidade do produto que será exposto nas gôndolas ao consumidor final.
Neste conteúdo, mostraremos como garantir a qualidade do FLV em três passos, destacando a rastreabilidade de processos para identificar gargalos e definir processos mais eficientes. Vamos lá!
Os principais requisitos da qualidade do FLV estão relacionados com a apresentação dos produtos, que devem estar sempre inteiros, limpos, firmes e livres de pragas.
A avaliação desses aspectos físicos dos FLV demonstra o quanto é importante cuidar da gestão de qualidade. Afinal, se os produtos apresentarem os defeitos que citamos acima, muito provavelmente ficarão estagnados nas gôndolas, comprometendo o faturamento do supermercado.
Para além do ponto de vista financeiro, a importância da qualidade do FLV dialoga com a saúde do consumidor, já que os produtos precisam se adequar às normas da Anvisa para precaver os consumidores de possíveis danos à sua integridade física.
Saiba mais sobre as normativas do setor de alimentos e entenda o que diz a INC 02/2018 sobre as práticas de rastreabilidade no controle de qualidade do FLV.
Vamos agora aos passos básicos para elevar o padrão de qualidade do FLV.
A escolha dos fornecedores é um tópico à parte na gestão de qualidade do FLV. Até porque não adianta o varejista ter clareza em suas operações internas se os produtos chegam para ele em mau estado.
Não à toa, muitos estabelecimentos trabalham com recursos digitais para otimizar a relação com os fornecedores e, assim, priorizar aqueles que possuem um histórico positivo nas entregas.
Verificar critérios como o controle no uso de defensivos químicos, a pontualidade na entrega e a adequação do produto às normas de segurança devem ser analisados, pois são fundamentais na manutenção da qualidade do FLV.
Para avaliar de maneira assertiva os fornecedores, é necessário um bom alinhamento entre as equipes internas do supermercado.
É dever do gestor de qualidade esclarecer todos os parâmetros de avaliação para o grupo, além de cultivar uma relação sólida com os fornecedores e cuidar rigorosamente dos processos diários de inspeção.
Neste cenário, oferecer treinamentos, workshops para atualização, incentivar o compartilhamento de conhecimento e apostar em checklists são ações indispensáveis para garantir a qualidade do FLV.
Quando esses fatores são priorizados e as equipes estão por dentro das operações, fica muito mais fácil corrigir eventuais gargalos operacionais – como desperdícios e perdas – e replicar padrões de sucesso para uma gestão da qualidade efetiva.
>> Quer saber como capacitar seus colaboradores para lidar com alimentos? Acesse nosso ebook Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos.
Assim como os recursos digitais para a gestão de fornecedores, as ferramentas para controle, como os checklists digitais, também aprimoram a qualidade do FLV. Isso porque possibilitam um monitoramento completo de toda a cadeia de alimentos. Dessa forma, o usuário consegue saber a origem e localização exata de um produto na cadeia logística.
Isso permite que as equipes identifiquem eventuais gargalos e possam antever os problemas, otimizando tarefas como recall de produtos e outras ações relacionadas à segurança dos alimentos. Ou seja, a rastreabilidade traz visibilidade para toda a cadeia produtiva, aprimorando a gestão de qualidade e agregando valor aos produtos.
Lendo até aqui, você com certeza já percebeu que manter uma cultura da qualidade forte é o pilar mais importante na gestão de qualidade do FLV. Por meio desse processo, as equipes conseguem avaliar por completo os produtos e processos do varejo para mitigar erros e elevar o padrão dos produtos que serão expostos nas gôndolas.
Hoje em dia, já existem softwares especializados no setor alimentício para controle da qualidade práticos e confiáveis. Essas ferramentas funcionam de forma integrada com outros mecanismos, como por exemplo os recursos de gestão de indicadores.
Assim, todas as informações e registros vinculados ao FLV ficam centralizados em uma plataforma de uso didático e de fácil acesso pelos colaboradores do varejo.
Como resultado, os processos operacionais ficam mais criteriosos, a relação com os fornecedores melhora e o consumidor também sai ganhando ao encontrar sempre produtos de qualidade nas prateleiras dos supermercados.
Gostou da ideia? Veja 12 vantagens de utilizar checklists digitais para prevenção de perdas e entenda por que vale a pena investir nos checklists digitais.