Como garantir a qualidade do FLV?
A garantia da qualidade do FLV (frutas, legumes e verduras) depende de uma série de fatores internos e externos no dia a dia dos varejistas. A relação com os fornecedores, por exemplo, é um desses aspectos que interferem na qualidade do produto que será exposto nas gôndolas ao consumidor final.
Neste conteúdo, mostraremos como garantir a qualidade do FLV em três passos, destacando a rastreabilidade de processos para identificar gargalos e definir processos mais eficientes. Vamos lá!
A importância da qualidade do FLV
Os principais requisitos da qualidade do FLV estão relacionados com a apresentação dos produtos, que devem estar sempre inteiros, limpos, firmes e livres de pragas.
A avaliação desses aspectos físicos dos FLV demonstra o quanto é importante cuidar da gestão de qualidade. Afinal, se os produtos apresentarem os defeitos que citamos acima, muito provavelmente ficarão estagnados nas gôndolas, comprometendo o faturamento do supermercado.
Para além do ponto de vista financeiro, a importância da qualidade do FLV dialoga com a saúde do consumidor, já que os produtos precisam se adequar às normas da Anvisa para precaver os consumidores de possíveis danos à sua integridade física.
Saiba mais sobre as normativas do setor de alimentos e entenda o que diz a INC 02/2018 sobre as práticas de rastreabilidade no controle de qualidade do FLV.
Como garantir a qualidade do FLV em 3 passos
Vamos agora aos passos básicos para elevar o padrão de qualidade do FLV.
1. Escolher bem os fornecedores
A escolha dos fornecedores é um tópico à parte na gestão de qualidade do FLV. Até porque não adianta o varejista ter clareza em suas operações internas se os produtos chegam para ele em mau estado.
Não à toa, muitos estabelecimentos trabalham com recursos digitais para otimizar a relação com os fornecedores e, assim, priorizar aqueles que possuem um histórico positivo nas entregas.
Verificar critérios como o controle no uso de defensivos químicos, a pontualidade na entrega e a adequação do produto às normas de segurança devem ser analisados, pois são fundamentais na manutenção da qualidade do FLV.
2. Manter as equipes bem alinhadas
Para avaliar de maneira assertiva os fornecedores, é necessário um bom alinhamento entre as equipes internas do supermercado.
É dever do gestor de qualidade esclarecer todos os parâmetros de avaliação para o grupo, além de cultivar uma relação sólida com os fornecedores e cuidar rigorosamente dos processos diários de inspeção.
Neste cenário, oferecer treinamentos, workshops para atualização, incentivar o compartilhamento de conhecimento e apostar em checklists são ações indispensáveis para garantir a qualidade do FLV.
Quando esses fatores são priorizados e as equipes estão por dentro das operações, fica muito mais fácil corrigir eventuais gargalos operacionais – como desperdícios e perdas – e replicar padrões de sucesso para uma gestão da qualidade efetiva.
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3. Investir em ferramentas de controle
Assim como os recursos digitais para a gestão de fornecedores, as ferramentas para controle, como os checklists digitais, também aprimoram a qualidade do FLV. Isso porque possibilitam um monitoramento completo de toda a cadeia de alimentos. Dessa forma, o usuário consegue saber a origem e localização exata de um produto na cadeia logística.
Isso permite que as equipes identifiquem eventuais gargalos e possam antever os problemas, otimizando tarefas como recall de produtos e outras ações relacionadas à segurança dos alimentos. Ou seja, a rastreabilidade traz visibilidade para toda a cadeia produtiva, aprimorando a gestão de qualidade e agregando valor aos produtos.
FLV e gestão da qualidade
Lendo até aqui, você com certeza já percebeu que manter uma cultura da qualidade forte é o pilar mais importante na gestão de qualidade do FLV. Por meio desse processo, as equipes conseguem avaliar por completo os produtos e processos do varejo para mitigar erros e elevar o padrão dos produtos que serão expostos nas gôndolas.
Hoje em dia, já existem softwares especializados no setor alimentício para controle da qualidade práticos e confiáveis. Essas ferramentas funcionam de forma integrada com outros mecanismos, como por exemplo os recursos de gestão de indicadores.
Assim, todas as informações e registros vinculados ao FLV ficam centralizados em uma plataforma de uso didático e de fácil acesso pelos colaboradores do varejo.
Como resultado, os processos operacionais ficam mais criteriosos, a relação com os fornecedores melhora e o consumidor também sai ganhando ao encontrar sempre produtos de qualidade nas prateleiras dos supermercados.
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