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Prevenção de perdas em supermercado: o que é e qual a importância

Escrito por Caroline Stein | 26/04/22 14:51

As perdas no setor de perecíveis lideram o impacto no faturamento bruto de varejistas. No levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em 2021, o índice foi de 81%, frente a 19% para não perecíveis. 

Por isso, falar em prevenção de perdas em supermercado é tão importante!

Algumas medidas podem amenizar esse quadro e aumentar a lucratividade, mudando alguns números indicados pela pesquisa, como:

  • perda de R$ 7,6 bilhões no ano (1,8% do faturamento bruto);
  • 37,4% das perdas de perecíveis ocorreram por validade vencida;
  • 23% das perdas tiveram como motivo avarias nos produtos;
  • 29,1% das mercadorias perecíveis estavam impróprias para venda.

Entre 2020 e 2021, de acordo com o Fórum de Prevenção e Perdas da ABRAS, o ganho foi de apenas um ponto percentual entre supermercados com área de prevenção de perdas. O número passou de 71% para 72%, e os varejistas citam como principal obstáculo para isso o alto investimento.

Será que a realidade é mesmo essa? O que é preciso fazer para evitar que perdas aconteçam?

Continue a leitura deste artigo da PariPassu para entender por que é indispensável resolver esse tipo de problema com pequenas iniciativas e grandes diferenças para os seus resultados!

O que é prevenção de perdas em supermercados?

Prevenir perdas no varejo significa realizar um conjunto de processos e iniciativas para  proteger e diminuir ao máximo os prejuízos das empresas com perdas de produtos. 

Alguns dos motivos que levam a perdas são:

  • furtos internos ou externos;
  • violação de produtos;
  • falhas administrativas;
  • planogramas ineficazes;
  • inconformidades em equipamentos;
  • erros de estoque.

Com a pesquisa da ABRAS, podemos ter uma ideia de algumas categorias campeãs em perdas de acordo com quantidade e com valor:

Fonte: 21ª Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados (ABRAS Brasil).

Fonte: 21ª Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados (ABRAS Brasil).

Fonte: 21ª Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados (ABRAS Brasil).


Qual a importância da prevenção de perdas

Apostar em práticas para prevenir perdas em supermercados pode ter um custo no início — e daqui a pouco vamos conferir como fazer isso! —, mas o caso deve ser analisado a médio e longo prazos

Deixar de perder equivale a melhorar os ganhos da empresa. E certamente você irá concordar: qualquer negócio quer ter mais lucros!  

Além disso, atuar com foco na prevenção aumenta o nível de conhecimento sobre as operações. O varejo passa a entender melhor as ameaças dos ambientes interno e externo para  identificar e potencializar oportunidades.

Com práticas aprimoradas, o reconhecimento dos clientes tende a se refletir em mais vendas, e, assim, tem início um ciclo de sucesso!


Dicas para implantar prevenção de perdas no seu supermercado

Coordenar ações eficazes para reduzir todos os tipos de perdas no varejo depende de um esforço em conjunto e de um bom plano com a união de:

  • tecnologia;
  • processos;
  • pessoas;
  • informações;
  • indicadores.

Confira na sequência algumas sugestões recomendadas por nossos especialistas para implantar prevenção de perdas em supermercados.

Obtenha um diagnóstico

Faça o possível para chegar ao porquê das perdas no seu varejo. Converse com as equipes, reúna evidências e tente chegar a respostas para direcionar suas ações de forma mais objetiva

Vale dizer que, com o apoio de tecnologias, coleta de informações e centralização de dados, isso se torna muito mais fácil!

Reforce a segurança

Considere opções de embalagens antifurto para proteger produtos de maior valor e invista em soluções como câmeras e circuitos internos. Inibir e identificar infratores é a única possibilidade de combater furtos.
 

Faça treinamentos com a equipe

Quanto melhor o time estiver preparado e mais for alertado sobre a necessidade de prevenir perdas, mais próxima a loja estará de alcançar bons resultados. 

Conscientize os profissionais de que, no fim, todos saem ganhando. Também pode dar muito certo propor metas e benefícios para que o esforço seja em conjunto e o engajamento dos colaboradores se mantenha alto!

A presença de um fiscal de prevenção de perdas, especializado nas demandas exigidas pela função, é outro fator essencial caso a empresa ainda não tenha uma área dedicada a esse objetivo.

Controle o consumo interno

É muito comum que refeitórios e padarias de supermercados utilizem produtos dos departamentos internos da loja. Prezando pelas boas práticas, tanto na produção quanto nas vendas, estabelecer processos para registrar tudo o que for usado é fundamental.

Assim, garante-se o controle de tudo o que os funcionários vierem a usar, bem como a medição correta dos custos de cada um dos setores. 

Assegure a qualidade dos fornecedores

Contar com bons fornecedores faz toda a diferença. Esse é um ponto essencial para a durabilidade, qualidade e segurança dos produtos em um varejo.

Faça a gestão da sua rede de fornecimento e se aproxime das empresas para conhecer os procedimentos adotados por elas. Cuidados na estocagem, manipulação e transporte são tão importantes quanto o preço, principalmente quando falamos de perecíveis!

Aprimore as inspeções e monitoramento de todos os processos

Em cada etapa percorrida pelas mercadorias, garanta uma gestão de riscos estruturada com verificações de rotina. Controle tudo o que for feito com registros de informações e dados referentes a:

  • recebimento do produto;
  • auditoria de loja;
  • avaliação das gôndolas e mercadorias;
  • checklists para conferência de armazenamento e exposição dos produtos.

Perceba que, em todas essas fases citadas acima, você precisa buscar e reunir uma grande quantidade de pareceres. 

Com a dinâmica exigida pelas atividades diárias, é inviável manter um acompanhamento criterioso sem o uso de uma tecnologia para organizar todas essas informações.

Por esse motivo, a automação do controle de qualidade no varejo é a melhor opção para superar esse e todos os outros desafios rumo à prevenção de perdas. 

A equipe pode realizar coletas e análise de dados com precisão. Ou seja: um diagnóstico aprofundado e automatizado vai proporcionar clareza às tomadas de decisão e aos aspectos de melhoria dos processos do seu supermercado.
  

Aproveite mais conteúdos sobre o tema

Para potencializar seus conhecimentos acerca da prevenção de perdas em supermercado e complementar a leitura deste artigo, separamos duas indicações para você!

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