As perdas no setor de perecíveis lideram o impacto no faturamento bruto de varejistas. No levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em 2021, o índice foi de 81%, frente a 19% para não perecíveis.
Por isso, falar em prevenção de perdas em supermercado é tão importante!
Algumas medidas podem amenizar esse quadro e aumentar a lucratividade, mudando alguns números indicados pela pesquisa, como:
Entre 2020 e 2021, de acordo com o Fórum de Prevenção e Perdas da ABRAS, o ganho foi de apenas um ponto percentual entre supermercados com área de prevenção de perdas. O número passou de 71% para 72%, e os varejistas citam como principal obstáculo para isso o alto investimento.
Será que a realidade é mesmo essa? O que é preciso fazer para evitar que perdas aconteçam?
Continue a leitura deste artigo da PariPassu para entender por que é indispensável resolver esse tipo de problema com pequenas iniciativas e grandes diferenças para os seus resultados!
Prevenir perdas no varejo significa realizar um conjunto de processos e iniciativas para proteger e diminuir ao máximo os prejuízos das empresas com perdas de produtos.
Alguns dos motivos que levam a perdas são:
Com a pesquisa da ABRAS, podemos ter uma ideia de algumas categorias campeãs em perdas de acordo com quantidade e com valor:
Fonte: 21ª Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados (ABRAS Brasil).
Fonte: 21ª Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados (ABRAS Brasil).
Apostar em práticas para prevenir perdas em supermercados pode ter um custo no início — e daqui a pouco vamos conferir como fazer isso! —, mas o caso deve ser analisado a médio e longo prazos.
Deixar de perder equivale a melhorar os ganhos da empresa. E certamente você irá concordar: qualquer negócio quer ter mais lucros!
Além disso, atuar com foco na prevenção aumenta o nível de conhecimento sobre as operações. O varejo passa a entender melhor as ameaças dos ambientes interno e externo para identificar e potencializar oportunidades.
Com práticas aprimoradas, o reconhecimento dos clientes tende a se refletir em mais vendas, e, assim, tem início um ciclo de sucesso!
Coordenar ações eficazes para reduzir todos os tipos de perdas no varejo depende de um esforço em conjunto e de um bom plano com a união de:
Confira na sequência algumas sugestões recomendadas por nossos especialistas para implantar prevenção de perdas em supermercados.
Faça o possível para chegar ao porquê das perdas no seu varejo. Converse com as equipes, reúna evidências e tente chegar a respostas para direcionar suas ações de forma mais objetiva.
Vale dizer que, com o apoio de tecnologias, coleta de informações e centralização de dados, isso se torna muito mais fácil!
Considere opções de embalagens antifurto para proteger produtos de maior valor e invista em soluções como câmeras e circuitos internos. Inibir e identificar infratores é a única possibilidade de combater furtos.
Quanto melhor o time estiver preparado e mais for alertado sobre a necessidade de prevenir perdas, mais próxima a loja estará de alcançar bons resultados.
Conscientize os profissionais de que, no fim, todos saem ganhando. Também pode dar muito certo propor metas e benefícios para que o esforço seja em conjunto e o engajamento dos colaboradores se mantenha alto!
A presença de um fiscal de prevenção de perdas, especializado nas demandas exigidas pela função, é outro fator essencial caso a empresa ainda não tenha uma área dedicada a esse objetivo.
É muito comum que refeitórios e padarias de supermercados utilizem produtos dos departamentos internos da loja. Prezando pelas boas práticas, tanto na produção quanto nas vendas, estabelecer processos para registrar tudo o que for usado é fundamental.
Assim, garante-se o controle de tudo o que os funcionários vierem a usar, bem como a medição correta dos custos de cada um dos setores.
Contar com bons fornecedores faz toda a diferença. Esse é um ponto essencial para a durabilidade, qualidade e segurança dos produtos em um varejo.
Faça a gestão da sua rede de fornecimento e se aproxime das empresas para conhecer os procedimentos adotados por elas. Cuidados na estocagem, manipulação e transporte são tão importantes quanto o preço, principalmente quando falamos de perecíveis!
Em cada etapa percorrida pelas mercadorias, garanta uma gestão de riscos estruturada com verificações de rotina. Controle tudo o que for feito com registros de informações e dados referentes a:
Perceba que, em todas essas fases citadas acima, você precisa buscar e reunir uma grande quantidade de pareceres.
Com a dinâmica exigida pelas atividades diárias, é inviável manter um acompanhamento criterioso sem o uso de uma tecnologia para organizar todas essas informações.
Por esse motivo, a automação do controle de qualidade no varejo é a melhor opção para superar esse e todos os outros desafios rumo à prevenção de perdas.
A equipe pode realizar coletas e análise de dados com precisão. Ou seja: um diagnóstico aprofundado e automatizado vai proporcionar clareza às tomadas de decisão e aos aspectos de melhoria dos processos do seu supermercado.
Para potencializar seus conhecimentos acerca da prevenção de perdas em supermercado e complementar a leitura deste artigo, separamos duas indicações para você!
Acesse agora o Guia de Prevenção de Perdas no Varejo e ganhe mais dinheiro com o seu negócio!
Ou faça um treinamento gratuito sobre prevenção de perdas de FLV para supermercados!