Você sabe como caprichar na exposição do layout de hortifrúti em supermercado? Para tornar o seu estabelecimento uma referência nesse assunto, é preciso ser criterioso na organização e entender como funciona a comunicação visual.
Gôndolas visualmente atrativas proporcionam uma experiência de compra mais agradável para os consumidores, favorecendo as vendas, aumentando as margens de lucro e impulsionando a fidelidade do cliente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo ilustrado que traz 6 dicas práticas de exposição e layout de hortifrúti para supermercados. Vamos lá!
Aqui você vai aprender sobre:
O layout do hortifruti do supermercado precisa ser atrativo o suficiente para estimular a compra. Além disso, é indispensável que as frutas, verduras e legumes estejam armazenadas da maneira correta.
Vamos às dicas práticas de como tornar as gôndolas do seu hortifrúti mais chamativas:
Fazer uma boa gestão dos seus fornecedores e avaliar as mercadorias que você recebe é indispensável para manter a qualidade e a satisfação dos clientes.
Assim, é possível priorizar os melhores parceiros e garantir que os produtos oferecidos nas gôndolas estarão em perfeitas condições, despertando o interesse dos consumidores.
O supermercado deve treinar constantemente os funcionários do hortifruti. Afinal, como muitos vegetais e frutas são sensíveis, um armazenamento ou exposição incorretos pode favorecer o processo de maturação. O que, consequentemente, diminui o seu tempo de exposição na prateleira.
Os treinamentos devem ser ministrados por um profissional que entenda do assunto. Por isso, invista em capacitação e avalie os resultados desse processo de tempos em tempos.
Você deve ficar atento aos produtos em deterioração, pois isso é parte crucial do processo de Gestão da Qualidade e Segurança em supermercados. Um checklist digital pode te auxiliar nesse processo, otimizando as tarefas de inspeção.
É de extrema importância verificar todos os dias os FLVs para que estes sejam retirados os em deterioração imediatamente da gôndola, evitando assim o risco de contaminação de outros alimentos.
4. Elabore um Procedimento Operacional Padrão (POP) para higienização do hortifrúti
Ter um documento de procedimento operacional padrão (POP) de higienização das gôndolas é fundamental para:
O POP deve ser desenvolvido com auxílio de um profissional da gestão da qualidade. Depois de elaborado, os colaboradores devem ser treinados e o documento deve ficar de fácil acesso.
Quando falamos em layout de hortifrúti do supermercado é imprescindível ter atenção aos diferenciais de exposição de folhagens. A alface, couve e chicória são alguns exemplos que exigem maior cuidado, pois se colocadas de maneira inadequada na gôndola, tendem a estragar mais rápido.
Essas folhagens devem ser borrifadas, preferencialmente pela manhã e ao final do dia, para não murcharem tão rápido, pois elas perdem água para o meio com maior facilidade.
Do mesmo modo, as folhagens não convencionais como a capuchinha, dente de leão, ora-pro-nóbis, taioba. Elas também precisam de cuidados especiais, pelos mesmos motivos que mencionamos anteriormente.
Esses vegetais são mantidos com maior frescor quando acondicionados em embalagens que preservam a umidade da planta e, em ambiente climatizado, como gôndolas refrigeradas entre 0,0ºc a 2,0°c.
Adeque com o seu fornecedor entregas diárias desses vegetais, preferencialmente nos primeiros horários da manhã. O estoque desses produtos deve ser calculado com base nas projeções de vendas e dados anteriores, evitando sobra e falta nas gôndolas.
A comunicação visual também é um fator preponderante para tornar mais atrativo o layout de hortifrúti do supermercado. Afinal, em nossa experiência do dia a dia, naturalmente nos sentimos mais estimulados a consumir um produto quando ele está bem apresentado, não é mesmo?
Por isso, capriche na organização das gôndolas, siga corretamente as regras de conservação das FLV e monitore dia após dia a exposição do seu layout de hortifrúti para se certificar de que tudo está dentro dos conformes.
Existem dois tipos básicos de exposição de hortifrúti em supermercados: agressiva e controlada. As diferenças entre elas estão na forma como você dispõe os seus vegetais.
Confira as imagens abaixo e, em seguida, entenda os conceitos.
A exposição agressiva envolve grandes volumes de produtos. Trata-se de uma alternativa para os hipermercados com grande fluxo de pessoas e que praticam preço de oferta. Porém, esse tipo de exposição gera muitas quebras de produto devido ao seu modelo de layout, pois é mais fácil um vegetal cair no chão por conta da quantidade exagerada exposta nas gôndolas.
Como resultado desse processo, os alimentos podem estragar mais rapidamente devido às lesões. E, como você já sabe, FLV estragada induz todas as outras ao amadurecimento precoce.
Portanto, ao fazer esse tipo de exposição, você deve planejar ter os vegetais na quantidade correta para não haver ruptura durante o funcionamento do supermercado. Deve também apostar num bom preço de oferta. O fluxo de pessoas diário também precisa ser levado em consideração.
Já a exposição controlada é um modelo onde há menos quantidade de vegetais na gôndola. Este formato é mais prático para o encarregado do setor FLV observar se há algum vegetal podre e, assim, retirá-lo o mais rapidamente do local, evitando possíveis quebras.
Em termos de exposição do layout de hortifrúti em supermercado, esse modelo é mais atrativo visualmente para os consumidores. Afinal, na hora de escolher o vegetal, fica mais fácil visualizar os produtos, sem precisar tocar várias vezes nos alimentos. Isso diminui o risco de queda dos produtos, como acontece com maior frequência no modelo de exposição agressiva.
Exemplo de exposição controlada em supermercados
Fonte: Banco de imagens
A seguir, reunimos mais algumas dicas para você avaliar se a exposição do layout de hortifrúti no seu supermercado está dentro dos conformes.
As características organolépticas dos alimentos envolvem cor, textura e odor. Esses aspectos são decisivos na hora em que o consumidor escolhe os itens que deseja levar para casa. Portanto, quanto melhor for a apresentação dos alimentos, maior a chance de serem vendidos rapidamente.
A organização no Ponto de Venda (PDV) deve ser primordial pois, assim como as características organolépticas, é o visual dos seus vegetais que pode atrair ou não o seu cliente.
Nas imagens abaixo, temos dois exemplos: à esquerda uma gôndola mal organizada, nada atrativa e suja. Isso compromete não só a estética, mas o vegetal em si, que pode ser contaminado facilmente por microrganismos patogênicos, colocando em risco a saúde do consumidor.
Já na imagem ao lado, à direita, podemos observar que este outro supermercado prezou pela organização, seleção e higiene na hora de dispor as suas FLV na gôndola. E isso faz toda a diferença na decisão de compra do consumidor.
Você já ouviu falar de visual merchandising?
Também conhecido por VM, é uma estratégia que valoriza produtos, marcas e o Ponto de Venda (PDV) para atrair clientes e estimulá-los a fechar a compra. Como já adiantamos no tópico anterior, a preocupação com o visual merchandising dos produtos deve estar em seu projeto de layout de hortifrúti no supermercado.
Vamos fazer uma análise: você já deve ter ido em algum supermercado em que a organização e o aspecto dos vegetais não eram tão bons assim, porém você acabou comprando por necessidade, mas da próxima vez que você precisar comprar algum hortifrúti vai se lembrar que aquele supermercado não satisfez os seus padrões visuais de qualidade, certo?
Isso pode acontecer com qualquer pessoa: não se sentir atraída pelas frutas, legumes e verduras (FLV) de determinado supermercado e, numa próxima vez, procurar outro estabelecimento que atenda melhor ao padrão de qualidade esperado. Ou seja, ao descuidar dos padrões de exposição no seu supermercado, você abre espaço para o concorrente.
Para você ter uma ideia se o seu supermercado precisa de alguma mudança ou não na exposição do hortifrúti, faça um cálculo simples: pegue o número de clientes que compraram FLV, multiplique por 100 e divida esse valor pelo número total de clientes que compraram no supermercado.
O resultado ideal deve ser maior que 50%. Caso não seja, você deve investigar o porquê desse número abaixo da média. Esse cálculo pode ser feito por dia, já que as vendas naturalmente podem variar.
Outra ideia é experimentar os modelos de exposição e ver qual deles gera um retorno melhor para o seu supermercado.
Ao longo do conteúdo, falamos dos dois principais modelos de layout de hortifrúti encontrados em supermercados: agressiva e controlada. Este último, inclusive, é mais utilizado na Europa e nos EUA.
De maneira geral, vimos que esse tipo de exposição reduz as chances de desperdício e estimula mais os consumidores do ponto de vista estético. Para você ter uma ideia da importância de avaliar esses aspectos, considere que o desperdício de FLV nos supermercados representa em média 5,97% sobre o faturamento bruto.
Com o modelo de exposição controlada você reduz esse desperdício e colabora para um processo de vendas mais sustentável. Nesse modelo, as frutas, legumes e verduras (FLV) são empilhadas de maneira organizada com no máximo 3 a 4 pilhas de vegetais – isso varia conforme a resistência de cada produto.
Para aplicá-lo, elabore um planejamento evidenciando como será o processo de reposição das gôndolas em dias de ofertas, onde naturalmente o fluxo de clientes é maior. Além disso, é preciso treinar o quadro de profissionais responsáveis pelo abastecimento correto, para manter os produtos sempre atrativos.
A seguir, confira alguns modelos de layout das gôndolas refrigeradas, obtidos de supermercados nacionais e internacionais. A partir deles, você consegue perceber de forma mais concreta a importância de caprichar no layout de hortifrúti do seu supermercado, para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.
Exemplo de exposição e layout de gôndola em supermercados
Fonte: Banco de imagens
Exemplo de exposição e layout de gôndola em supermercados
Fonte: Banco de imagens
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