Tudo sobre inspeção de qualidade na cadeia agroalimentar
Dedique alguns minutos do seu dia para a leitura deste artigo completo sobre inspeção de qualidade e entenda o significado dessa prática, seus diferentes processos e produtos, sua importância e como implementá-la na sua empresa.
Ao longo do texto, você vai saber mais sobre:
- O que é inspeção de qualidade?
- A importância de avaliar a qualidade
- Quem deve realizar a inspeção de qualidade?
- Tipos de inspeção de qualidade
- 5 benefícios da inspeção de qualidade
- Como fazer inspeção de qualidade?
- Ferramentas para fazer a inspeção de qualidade
- Automação da inspeção de qualidade: o que muda com a tecnologia?
- Histórias de sucesso com o CLICQ PariPassu
- Saiba mais sobre o CLICQ
O que é inspeção de qualidade?
A qualidade se refere ao conjunto de características que devem ser observadas em determinado produto, serviço ou processo para que tudo esteja dentro do esperado. Enquanto isso, inspecionar quer dizer verificar, examinar ou monitorar, por meio de observação e julgamento.
Logo, podemos entender que a inspeção de qualidade significa utilizar meios de observação e avaliação para conferir se as condições estabelecidas dentro de um padrão de execução estão sendo cumpridas. Ou seja, se os resultados estão de acordo com o que foi solicitado. Podendo ser aplicado tanto para produtos quanto para processos.
Isso geralmente é feito a partir de listas de itens com base no mapeamento e padronização de produtos, serviços e processos.
É durante as inspeções de qualidade que é testada cada etapa a fim de reduzir ao máximo a ocorrência de falhas, enganos, riscos e acidentes de trabalho.
As inspeções de qualidade ao longo da história
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desde a década de 20, o norte-americano W.A. Shewart introduziu ao mercado questionamentos sobre a qualidade e as variações em produções de bens e serviços.
Shewart propôs um sistema de mensuração de variabilidades conhecido como Controle Estatístico de Processo.
Conceitos, métodos e técnicas para aferir a qualidade de produtos foram desenvolvidos com mais consistência, porém, a partir da década de 50, devido à produção industrial em massa.
Modelos de gestão estratégica e informações operacionais passaram a ser cada vez mais priorizados no mundo corporativo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Hoje, são pré-requisitos para garantir a sustentabilidade e o destaque de um negócio frente a tanta competitividade.
Inspeção e controle de qualidade: qual é a diferença?
Apesar de estarem relacionadas, a inspeção e o controle de qualidade não são a mesma coisa.
A primeira se encarrega de avaliar regras e padrões ao longo do setor produtivo.
Já o controle de qualidade representa o conjunto de parâmetros referente à análise do processo de produção como um todo. Ele compreende todos os requisitos ligados à segurança e satisfação do cliente final, e existe para garantir que isso seja cumprido.
A importância de avaliar a qualidade
Preparamos uma lista de motivos pelos quais inspecionar a qualidade é indispensável:
Padronização de processos
Um dos ganhos de inspeções frequentes é a organização em todas as fases de produção ou departamentos das empresas.
As verificações precisam de sequências lógicas para serem realizadas com eficiência, e isso leva as equipes a seguirem modelos de trabalho à risca. Isto é, a padronização de processos é reproduzida constantemente.
Conformidade de produtos entregues
As inspeções de qualidade são instrumentos primordiais para que a fabricação possa contar com matérias-primas de qualidade desde o momento da entrega dos fornecedores e produtores.
Com checklists ou fichas técnicas, a unidade de produção pode avaliar se os alimentos chegaram com o padrão de qualidade acordado para sua utilização.
Redução de riscos e adequação ao compliance
Todas as exigências para que o trabalho seja exercido de forma segura podem ser aferidas em uma inspeção de qualidade.
Vamos citar como exemplo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com o controle das inspeções, um funcionário em desacordo com as regras será facilmente identificado e convidado a se equipar.
Outro fator importante é a adequação ao compliance. Com a inspeção de qualidade, tem-se a garantia sobre o cumprimento de normas legais e regulamentares, além de políticas e acordos internos.
Otimização da produtividade e qualidade
São diversas as contribuições das inspeções para a boa performance das equipes. Podemos ressaltar o alinhamento sobre funções e deveres de cada funcionário, a supervisão e revisão constante de maquinários, e a atenção a questões de segurança.
Além disso, a inspeção busca aproximar planejamento e execução o máximo possível. Por isso, o aumento da qualidade é uma consequência direta desse exercício.
Previsão de ameaças
Ao mapear atividades e descrever cada item a ser inspecionado, é possível repassar as rotinas em detalhes e prever diferentes cenários, detectando as ocasionais ameaças e imprevistos que podem surgir nas operações.
Assim, as equipes são informadas e se preparam com antecedência.
Quem deve realizar a inspeção de qualidade?
A inspeção de qualidade está diretamente ligada à gestão ou à supervisão de operações. Os responsáveis podem fazer as checagens pessoalmente ou repassar a demanda a um colaborador de confiança, fazendo a conferência depois.
Outra opção é dedicar um departamento exclusivo na companhia para cuidar somente de assuntos relacionados à qualidade.
Existem, ainda, inspeções realizadas por órgãos públicos, como é o caso do INMETRO ou mesmo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesses casos, a documentação dos procedimentos internos pode ajudar em comprovações e fiscalizações.
Por fim, podemos afirmar que as inspeções devem ser implementadas em todas as pontas da cadeia produtiva, incluindo:
- produtores de alimentos;
- indústrias;
- supermercados, atacados e atacarejos;
- distribuidores.
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Tipos de inspeção de qualidade
Quando olhamos para os diferentes momentos de uma empresa, podemos dividi-los em três fases
- pré-produção;
- processo;
- pós-produção.
Essa mesma segmentação é usada para classificar os tipos de inspeção de qualidade, conforme veremos abaixo em mais detalhes.
Inspeção de pré-produção ou de recebimentos
Para qualquer um dos players ao longo da supply chain (ou cadeia de suprimentos), a inspeção inicial é aquela que lida com a matéria-prima, os insumos ou, no caso do varejo, a mercadoria a ser comercializada.
Seja um processo de produção, seja um ponto de venda, não é possível obter sucesso ao final da operação se o produto inicial não for de qualidade.
Um produtor, por exemplo, precisa saber a procedência das sementes e dos defensivos que serão utilizados nos cultivos. A indústria deve prezar pela compra dos melhores insumos para sua produção. Distribuidor e varejo só vão vender bem se oferecerem bons produtos.
Tudo isso começa a ser validado na inspeção de pré-produção ou de recebimentos de mercadorias.
Inspeção em processo ou em linha
A segunda etapa das inspeções chega com os processos ou linhas de produção. Todos os olhares de supervisão devem estar voltados a cada atividade que compõem a trajetória de um produto até a entrega final.
No caso de produtores e indústrias, estamos falando de uma mercadoria em si. Já para distribuidores e varejistas, esse é o momento da aprovação de cargas e verificações de recebimento dos produtos em loja.
A finalidade em qualquer um dos players é tomar ações corretivas quando for necessário para otimizar as demandas, evitar custos extras, desperdícios, retrabalho e adotar iniciativas direcionadas para certo desafio, por exemplo,para favorecer indicadores de prevenção de perdas.
Inspeção em pós-produção
Essa é a última chance de reverter um problema antes que o produto conclua seu percurso. Produtores, indústrias e distribuidores podem fazer isso por lotes, selecionando uma unidade amostral para verificar se todos os outros volumes estão em conformidade.
Quando pensamos no cenário de um varejo, todavia, essa é a hora de voltar a atenção para o ponto de venda. Entram aqui aspectos de precificação, exposição, limpeza e organização da loja, por exemplo.
5 benefícios da inspeção de qualidade
A prática de inspeções regulares traz contribuições positivas para as empresas. Confira os tópicos abaixo e saiba quais são elas!
Fortalecimento da Cultura da Qualidade
Organizações que incorporam iniciativas focadas em conceitos de qualidade em suas rotinas, junto a reforços em treinamentos e alinhamento de valores do negócio, aumentam as chances de engajar equipes em prol deste objetivo em comum.
As inspeções fazem parte de hábitos da Cultura da Qualidade, que também deve abranger:
- atitudes exemplares das lideranças;
- capacitações periódicas para colaboradores;
- compartilhamento de métricas e indicadores;
- mentalidade de melhoria contínua;
- ambiente de trabalho colaborativo.
Melhor definição e delegação de papéis
Os checklists de inspeção de qualidade — que veremos mais detalhadamente na sequência — são excelentes norteadores para indicar as funções de cada profissional da equipe. E mais: como essa função deve ser desempenhada.
Muitas vezes, a alternância de turnos e o grande número de colaboradores podem levar a diferentes interpretações. Essa variação pode ser evitada com as inspeções, e cada um passa a saber exatamente o que e como fazer.
Identificação e reversão de inconformidades
A supervisão por meio de inspeções é capaz de detectar qualquer circunstância que esteja fora dos padrões pré-definidos.
Isso viabiliza a correção instantânea de não conformidade ou a criação de um plano de ação acertado, especialmente se as checagens forem feitas digitalmente.
Otimização de custos
Se estamos falando de uma operação mais eficiente, com papéis bem distribuídos, reparação de falhas e produtos e serviços com alto nível de qualidade, podemos concluir que tudo isso vai refletir no balanço financeiro do negócio.
Seja por menos gastos ou pelo consequente aumento das vendas, as inspeções de qualidade impactam positivamente a margem de lucros da empresa.
Qualificação do atendimento ao cliente
Um produto entregue sempre com a mesma qualidade certamente vai cumprir com a espectativa do comprador, deixando-o satisfeito. Portanto, a assiduidade das inspeções estende seus benefícios até a ponta dos processos.
Para fechar o ciclo, as impressões positivas do cliente vão resultar em uma boa reputação da sua marca.
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Como fazer inspeção de qualidade?
O primeiro passo para realizar essa atividade é ter um bom planejamento e a definição exata dos parâmetros de qualidade para o seu negócio. A partir disso, determine:
Objeto
O que será inspecionado? A escolha de um enfoque vai guiar todos os demais pontos da inspeção. Entre as possibilidades, estão: ambientes, equipamentos, insumos, mercadorias, processos ou os recursos humanos da organização.
Periodicidade
De quanto em quanto tempo? Para não sobrecarregar as equipes ou a sua rotina de trabalho sem necessidade, avalie se a inspeção em vista deve ser diária, semanal, mensal, bimestral, e assim por diante.
Objetivo
Por que essa inspeção precisa ser feita? Entenda se é um caso de:
- segurança;
- manutenção;
- qualidade;
- ou gerenciamento de riscos.
Depois de encontrar essas respostas, é hora de recorrer ao mapeamento de processos para criar o checklist. Ele será um documento essencial para que, item por item, a conferência seja completa.
Todas as informações coletadas, por sua vez, deverão ser compiladas e transformadas em dados para alimentar os indicadores do negócio.
Ferramentas para fazer a inspeção de qualidade
O apoio de um recurso para as inspeções é indispensável. Para que as apurações sejam supervisionadas, ou mesmo para que possam resultar em dados, é necessário fazer registros para fins de histórico e análise das operações.
Conheça algumas opções!
Questionários em papel
A famosa prancheta com papéis ainda é um método utilizado por muitas empresas, com a listagem impressa de todos os itens a serem inspecionados.
Mas, não é difícil perceber que essa é uma das opções menos eficazes. Os motivos para isso são muitos:
- exige grande quantidade de papel, o que está totalmente desalinhado aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance);
- o volume de informações e de papéis ocupa muito espaço;
- as compilações são muito demoradas;
- a probabilidade de erros de interpretação é alta;
- os papéis podem ser perdidos ou danificados.
Tudo isso vai dificultar — ou até impedir — a constatação de não conformidades e o acúmulo de prejuízos.
Planilhas em Excel
As planilhas podem ser uma boa solução a curto e médio prazos e tornam os dados digitais, o que já melhora as análises. Contudo, podem tornar a equipe dependente de alguns profissionais que tenham mais conhecimento sobre a ferramenta.
Elas também não permitem a inclusão de anexos, e arquivos em fotos e vídeos são muito bem-vindos para reunir evidências e aprofundar os relatórios.
Outra questão que desfavorece as planilhas como a melhor alternativa é a chance de que alguma alteração seja feita equivocadamente no arquivo, colocando todos os registros em risco ou criando a necessidade de ter sempre um backup.
Por fim, planilhas com um grande volume de dados podem demorar para carregar e prolongar o tempo dedicado para análise das informações.
Fichas técnicas e checklists digitalizados
Optar por recursos tecnológicos para cadastrar, armazenar e examinar as informações é a maneira que muitas empresas encontraram de investir em eficiência e precisão. Digitalizar fichas técnicas de produto e checklists aprimora e agrega praticidade aos processos de checagem.
Todos os dados são incluídos em um sistema especializado e podem ser monitorados em tempo real, na palma da mão e por mais de um profissional ao mesmo tempo. E essa é apenas uma das vantagens que essa ferramenta pode trazer!
Automação da inspeção de qualidade: o que muda com a tecnologia?
O uso da tecnologia soluciona muitos desafios relacionados aos procedimentos de checagem dentro das empresas, como:
- grande volume de dados;
- fácil usabilidade com sistemas especializados intuitivos para uso de gestores e equipes;
- visão de indicadores em tempo real;
- padronização do preenchimento;
- economia de tempo;
- análises comparativas entre diferentes departamentos, unidades de negócio ou períodos;
- identificação instantânea de inconformidades;
- acesso às informações em qualquer lugar.
O CLICQ — sistema desenvolvido pela PariPassu — comprova todos esses aspectos no dia a dia de clientes que adquiriram a solução.
Histórias de Sucesso com o CLICQ PariPassu
Empresas, como a Savegnago, que utilizam o CLICQ conquistaram resultados expressivos em suas operações.
A Rede Savegnago automatizou as avaliações de qualidade em mais de 43 lojas depois de constatar que as inspeções visuais registradas em papel estavam inviabilizando a gestão estratégica da varejista.
O CLICQ foi implantado em conjunto com uma revisão completa dos parâmetros de qualidade no Centro de Distribuição. Com isso, em menos de seis meses, algumas lojas da rede reduziram em mais de 50% o índice de perdas:
Outro caso que merece destaque é o da indústria brasileira de bebidas Natural One, que seguiu os padrões das fichas técnicas de cada matéria-prima para monitorar a qualidade dos produtos e fazer a gestão de fornecedores.
Com critérios de rastreabilidade e maior controle sobre os insumos, a auditoria dos fornecedores teve uma elevação de 126% na nota. O produtor passou a entregar o produto com 100% de conformidade, e a matéria-prima teve aumento de 7% em qualidade.
Saiba mais sobre o CLICQ
O CLICQ é uma solução pronta para atender todos os integrantes da cadeia produtiva, capaz de:
- reduzir o tempo dedicado a inspeções de qualidade em até 70%;
- gerar relatórios em tempo real;
- criar modelos personalizáveis e digitais de checklists e fichas técnicas;
- incluir fotos e imagens nas avaliações;
- fazer leitura de código de barras e QR Code;
- programar alertas para planos de ação;
- armazenar históricos das inspeções;
- exercer funções com geolocalização;
- melhorar sua relação com fornecedores ou compradores.
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