Como fazer a gestão da qualidade de alimentos?
A gestão da qualidade de alimentos é um conjunto de práticas e diretrizes que garantem a segurança, a qualidade e a conformidade dos alimentos em todas as etapas da cadeia de produção.
Ela abrange desde a seleção cuidadosa de matérias-primas até a distribuição final aos consumidores, passando pelo processamento, armazenamento e transporte. Por isso, envolve o estabelecimento e a implementação de medidas rigorosas de controle de qualidade.
Trata-se de uma forma de prevenir a contaminação, garantir a autenticidade dos produtos e manter os padrões de segurança dos alimentos. A gestão da qualidade de alimentos também se concentra na melhoria contínua dos processos e na resposta eficaz a problemas e incidentes.
Neste post, vamos entender como é possível fazer a gestão de qualidade de alimentos, as boas práticas que podem ser implementadas com sucesso em sua empresa e as ferramentas adequadas para auxiliar no processo. Continue a leitura para saber mais!
3 ferramentas de gestão da qualidade para implementar
Para garantir a gestão de qualidade dos alimentos é necessário utilizar ferramentas que possam contribuir para a checagem, controle e registro de todos os dados. Cada empresa poderá utilizar soluções diferentes, mas aqui estão algumas opções:
1. POP’s
Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) são documentos que descrevem passo a passo as atividades e processos necessários para garantir a qualidade, a segurança e a conformidade dos alimentos.Algumas das vantagens de usar POP’s são:
- Padronização dos processos;
- Garantia de conformidade com as normas de segurança;
- Facilidade para capacitação e treinamento.
2. Fichas técnicas
As fichas técnicas contêm informações detalhadas sobre os ingredientes, quantidades, processos de produção, especificações e outras informações relevantes para a fabricação de um determinado produto alimentício ou características necessárias para alimentos in natura.
É importante garantir que as informações sejam precisas, atualizadas e acessíveis a toda a equipe. Além de facilitar o controle de qualidade, as fichas técnicas auxiliam na redução do desperdício e de devoluções, além de garantir melhor avaliação dos fornecedores.
3. Checklist
Outra ferramenta útil e bastante utilizada para a gestão de qualidade de alimentos são os checklists digitais. Eles podem ser usados nas etapas de produção, manipulação, armazenamento e distribuição de alimentos, por exemplo.
Os checklists ajudam a garantir que os procedimentos e as práticas adequadas sejam seguidos, garantindo que cada passo seja seguido ou que os itens sejam verificados corretamente. Uma boa forma de aplicá-los é com apoio da tecnologia para que sejam automatizados.
Quer saber como melhorar a cultura da qualidade no seu negócio? Confira nosso guia de Gestão da qualidade na prática!
Boas práticas para a gestão da qualidade de alimentos
Fazer a gestão da qualidade de alimentos requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem sistemática. Para tornar o processo mais prático, fácil e intuitivo, o melhor caminho é apostar na tecnologia, que pode ser útil em diferentes etapas do processo.
A seguir, confira algumas boas práticas para a gestão da qualidade de alimentos:
Definir políticas e objetivos
Estabelecer políticas claras de qualidade e definir metas específicas para a organização em relação à segurança e qualidade dos alimentos é o primeiro passo. São elas que irão direcionar todas as ações relacionadas à gestão de qualidade.
Nesse sentido, é importante identificar os pontos críticos em cada etapa do processo de produção de alimentos, onde os riscos de contaminação ou problemas de qualidade são mais prováveis de ocorrer, para que haja acompanhamento e controle adequado.
Implementar monitoramento e controle
Também é importante realizar monitoramentos regulares para garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos. Isso pode incluir testes, inspeções e registros precisos de tudo o que é feito.
A tecnologia pode ser útil para manter os dados reunidos e consistentes em um sistema, facilitando análises e tomada de decisões com base em gráficos e indicadores. Assim fica mais fácil agir prontamente em casos de problemas e implementar medidas preventivas para evitar recorrências.
Treinar e capacitar a equipe
É preciso educar e treinar os funcionários sobre os princípios de segurança dos alimentos, boas práticas de higiene, manipulação adequada dos alimentos e a importância da gestão da qualidade.
São eles que irão atuar diretamente no manuseio dos alimentos, portanto, precisam estar bem informados sobre o passo a passo adequado a seguir. Além disso, devem conhecer todas as ferramentas e tecnologias utilizadas no dia a dia.
>> Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos
Automatizar processos
Para poupar tempo no controle de qualidade e garantir ainda mais eficiência nos processos, a automatização é fundamental. Com o apoio de soluções como o CLICQ, por exemplo, você pode personalizar seus relatórios, adicionar fotos e programar envios automáticos.
Além disso, os recursos ajudam a acompanhar a operação em tempo real, com acesso fácil aos relatórios de não conformidades e reincidências. Se você quer saber mais sobre os benefícios do CLICQ aproveite e fale com um especialista.