FSSC 22000 versão 6: saiba tudo sobre a norma e suas mudanças
A certificação FSSC 22000 versão 6 é uma forma de atestar que a sua empresa produz alimentos seguros para consumo humano. Você sabe que esse tópico é assunto sério na indústria alimentícia, não é mesmo?
Contudo, certificações como a FSSC 22000 versão 6, ainda que não obrigatórias, oferecem métodos para padronizar os processos e validar a qualidade dos produtos para o mercado. A atualização do certificado inclui a abrangência e revisão de requisitos cobrados no esquema anterior.
Se você quer ficar por dentro das mudanças, continue a leitura!
O que é a FSSC 22000 versão 6?
A Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) é um esquema usado globalmente por muitas empresas do setor alimentício. Ela contempla três componentes:
- ISO 22000;
- especificações PRP relevantes (padrões ISO/TS e BSI PAS);
- requisitos do esquema FSSC 22000.
A FSSC 22000 versão 6 mostra como deve funcionar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, oferecendo um esquema completo para a auditoria e certificação de Food Safety Management Systems (FSMS).
Para que serve a FSSC 22000?
A FSSC 22000 permite às empresas do setor alimentício garantir a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento. Trata-se de uma certificação valiosa para demonstrar o compromisso com os clientes, parceiros comerciais e órgãos reguladores.
Baixe agora: Guia Certificações - Programa Global Market
Principais atualizações da FSSC 22000 versão 6
A versão 6 foi publicada em março de 2023 e traz novos requisitos, além da revisão de itens presentes no esquema anterior. O processo de adequação tem um prazo de 12 meses, ou seja, já está em vigor desde abril de 2024. Veja os detalhes das atualizações a seguir.
Rotulagem
Para rótulos que provêm algum tipo de alegação (como alergênico, nutricional, método de produção, cadeia de custódia, status da matéria-prima, entre outros) é necessário manter evidências de validação.
Nesse sentido, a empresa deve ter um sistema de verificação implementado, incluindo a rastreabilidade e o balanço de massa. Ainda neste tópico, as atualizações incluem procedimentos para gerenciar a arte e a impressão do rótulo, incluindo:
- Aprovação de padrão de arte;
- Processo para gerenciar mudanças nas especificações do material;
- Aprovação de cada tiragem de impressão contra o padrão acordado;
- Processo de detecção e identificação de erros de impressão;
- Processo para contabilizar produtos impressos e não utilizados.
Gestão de alergênicos
No que diz respeito à gestão de alergênicos, a FSSC 22000 versão 6 detalha melhor o plano de gerenciamento. Entre os requisitos estão a necessidade de uma lista de alérgenos manipulados no local, avaliação de risco de contaminação cruzada com esses itens e medidas de controle para redução ou eliminação.
Além disso, a validação e verificação das ações de controle devem ser documentadas. No caso de rótulos de precaução ou de alerta, o uso deve ser feito quando o resultado da avaliação de risco identificar a contaminação cruzada, independente da implantação das medidas.
A aplicação de rótulos de advertência não isenta a implementação de medidas necessárias para controle de alergênicos ou realização de testes de verificação periódicos. No mais, o plano Gerenciamento de Alergênicos deve ser revisado, no mínimo, anualmente.
Monitoramento ambiental
Para este tópico, a organização deve ter em vigor um programa de monitoramento ambiental baseado no risco de patógenos, organismos deteriorantes e indicadores. Ele deve ser revisado pelo menos uma vez ao ano para garantir eficácia e adequação contínua.
Outro ponto é a documentação do procedimento para avaliação de todos os controles na prevenção da contaminação do ambiente de fabricação. Deve estar incluso a avaliação dos controles microbiológicos presentes.
Cultura de segurança de alimentos e qualidade
Na versão 6 da FSSC 22000, é estabelecido que a empresa deve criar, implementar e manter um objetivo de cultura de qualidade e segurança de alimentos como parte do sistema de gestão.
Isso inclui elementos como comunicação, treinamento, feedback e engajamento dos funcionários, além da medição de desempenho. Esses objetivos devem ser registrados e guiados com metas e cronogramas.
Perda e desperdício de alimentos
Um dos novos requisitos se conecta com uma visão mais sustentável e com a responsabilidade socioambiental. Neste caso, as organizações devem ter uma política e objetivos documentados para redução da perda e desperdício de alimentos.
Ademais, é preciso gerenciar produtos doados de forma segura, evitar a contaminação de produtos destinados à alimentação animal e garantir conformidade legal.
Controle de qualidade
Outra novidade da certificação é o controle de qualidade. Para isso, é necessário estabelecer, implementar e manter uma política e objetivos de qualidade, além de parâmetros conforme a especificação do produto.
Qual é a diferença entre a ISO 22000 e a FSSC 22000?
A principal diferença é que a norma FSSC 22000 é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI) por se tratar de uma norma completa.
Ela engloba todos os parâmetros da ISO 22000, programas de pré-requisitos (PRPs), além de requisitos específicos. Com isso, a FSSC 22000 versão 6 garante consistência, integridade e proporciona governança e gerenciamento do esquema.
Baixe material gratuito: [POP] Inspeção de Qualidade
Como se adequar à FSSC 22000 versão 6?
Em primeiro lugar, é preciso um estudo detalhado de todos os requisitos da FSSC 22000 versão 6. Assim, é possível identificar quais as lacunas entre as exigências e as práticas atuais da sua empresa.
Você precisa atuar de forma estruturada e abrangente para garantir a conformidade com os requisitos. Ou seja, é importante contar com um plano de implementação detalhado que estabeleça as etapas específicas, responsabilidades e prazos.
A participação e treinamento de toda a equipe, assim como as auditorias internas, contribuem para garantir o cumprimento dos requisitos.
Continue se informando sobre o tema baixando agora a Cartilha APPCC com as legislações que devem ser seguidas.