Ter o domínio sobre a logística e a quantidade de mercadorias é um desafio e tanto para o varejo. O controle de validade é uma das estratégias a serem levadas em conta nesse quesito, prezando pela saúde dos consumidores, reduzindo perdas e prejuízos financeiros.
Com este artigo, você vai entender como adotar práticas para não ter que lidar com o descarte de produtos vencidos em supermercados e atacados. Melhore sua margem de lucros e garanta a credibilidade do seu negócio!
Boa leitura!
Controlar a validade no varejo de alimentos e bebidas significa adotar ações que visem a venda dos produtos antes da perda do prazo indicado para consumo.
Para isso, é preciso:
Tudo isso tem como objetivo favorecer o giro e a disponibilidade de produtos dentro do planejado, para que mercadorias não cheguem ao vencimento dentro da loja.
Sabemos o quanto é desafiadora a missão de monitorar um mix inteiro de produtos, com grandes variedades e características diversas.
Mesmo sendo uma atribuição complexa, supermercados e atacados não podem deixá-la de lado e precisam aprimorar técnicas para garantir sua eficiência.
Cuidar da validade dos produtos é importante por se tratar de uma questão de segurança para o consumidor e de credibilidade para a sua empresa. Além, claro, de melhorar a lucratividade das operações.
Anote este número: mais de 37% das perdas de produtos no varejo acontecem em decorrência da validade vencida. O levantamento foi feito pela avaliação anual da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
É o principal motivo para a redução de 1,8% no faturamento bruto do setor, que chega a R$ 7,6 bilhões por ano. Você já parou para pensar — e calcular — o quanto a sua loja perde com mercadorias vencidas?
E o prejuízo não para por aí: somado ao descarte de produtos que não podem ser comercializados, devemos considerar também o risco de infração grave e os danos incalculáveis para a reputação da empresa.
Segundo o artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, isso constitui crime sobre as relações de consumo.
Nesse caso, o Procon pode ser acionado, já que o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor fornece ao cliente o direito de optar pela substituição, restituição ou abatimento proporcional do valor. Os produtos são apreendidos e o estabelecimento é autuado.
O que é preciso fazer, então, para assegurar um bom planejamento sobre o controle de validade das mercadorias a fim de aprimorar a prevenção de perdas em supermercado e zelar por um serviço de qualidade no varejo?
Vamos conferir algumas ações na sequência!
Uma das recomendações de especialistas em gestão do varejo é de que os produtos sejam entregues à loja com pelo menos um terço do período restante para o seu vencimento.
Esse tempo possibilita a margem necessária para dar vazão à mercadoria, e a informação deve ser verificada sempre durante as inspeções de recebimento.
Por exemplo: Leite UHT com 60 dias de validade.
⅓ = 20 dias
O fornecedor deve estar ciente de que o supermercado não receberá o produto caso faltem menos de 20 dias para o seu vencimento, a não ser que seja realizada uma negociação estratégica para uma ação promocional.
Essa informação deve ser checada pela sua equipe sempre durante as inspeções de recebimento!
Você pode optar por mecanismos manuais ou por sistemas para identificar, por lote, a data de vencimento dos produtos armazenados.
Isso favorece a administração dos itens a serem priorizados nos abastecimentos de gôndola, facilitando o trabalho de conferentes e de repositores. É uma forma de evitar produtos vencidos em estoque.
Tanto a exposição na gôndola quanto o controle de estoque devem levar em conta o critério do controle de validade para as devidas movimentações na loja. Ou seja, nem sempre os produtos de uma mesma categoria entregues antes terão o prazo de validade mais curto.
É preciso seguir uma regra básica e incluir checagens frequentes na rotina da equipe para que ela seja cumprida:
PVPS -> Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai ou
FIFO (em inglês) -> First In First Out
Lembre-se: as prateleiras devem ser conferidas a todo tempo!
Todas essas medidas podem ser implantadas com mais tranquilidade e agilidade nas rotinas de um varejo a partir de um sistema especializado.
Com checklists digitais, por exemplo, você pode incluir campos com informações de validade para que a equipe preencha e monitore esse parâmetro. É possível, ainda, receber alertas sobre produtos vencidos no próprio sistema.
Tudo fica centralizado e integrado em um só lugar, sem perda ou inconsistência de dados.
A visão geral das operações também simplifica o conhecimento sobre quantidades e fluxo das vendas para um planejamento otimizado das compras.
Enfim, são muitas as vantagens! E indicações de conteúdo, também! Leia mais sobre o assunto em outros materiais produzidos por nossos especialistas: