O trabalho de um consultor pode ser comparado ao de um médico. Ao perceber um problema de saúde, nada será tão eficiente quanto procurar um especialista. Se você faz uma consultoria, é seu papel, com base no histórico e trabalho do cliente, realizar um diagnóstico e determinar o melhor caminho para resolver dificuldades e alcançar metas.
Nos últimos anos, há um acentuado aumento da competitividade com o avanço de diferentes metodologias e tecnologias, e para o consultor não é diferente. Se não forem buscadas alternativas de melhoria do processo, algumas etapas da consultoria podem se tornar longas e pouco produtivas.
O grande desafio está em inovar o serviço realizado. Mas como é possível otimizar tempo e qualidade de entrega, e ainda se modernizar?
A maior tendência desse setor é investir em soluções tecnológicas, tornando os procedimentos mais ágeis e se diferenciando da concorrência. Se você ainda não se aprofundou nesse tema, fique tranquilo! Continue lendo esse post e saiba como utilizar a tecnologia a favor do seu trabalho.
Segundo relatório da Associação Brasileira de Consultores (ABCO) divulgado em 2019, a tendência de contratação de consultoria contará com um crescimento de 83,2% no setor privado, colocando a comunicação instantânea e automação nas visitas como um movimento para os próximos anos.
Para o consultor, cada cliente é um projeto novo e por isso, o serviço jamais poderá ser o mesmo para todas as empresas. Contudo, o uso de ferramentas ágeis, adaptáveis e que evitam retrabalho é fundamental, pois além de facilitar a vida do consultor, aumentam sua produtividade e agregam valor ao trabalho.
Os trabalhos de consultoria, em geral, possuem uma sequência de procedimentos padrão a serem executados.
Em um primeiro momento é realizado um diagnóstico presencial no cliente, na maioria das vezes com base em um checklist no papel. Em seguida, elabora-se um relatório apresentando os resultados verificados. E, a partir destes, é estruturado um plano de ação, sendo necessário o acompanhamento da evolução e tarefas executadas pelo cliente.
Quanto tempo você leva para elaborar um relatório após a visita técnica a um cliente? A falta de agilidade é um obstáculo tanto para os consultores quanto para os seus clientes, que levarão mais tempo para atingir seus objetivos.
Agora imagine se você, ao finalizar o preenchimento, pudesse enviar de forma automática o relatório com os resultados verificados. Quanto tempo você economizaria? Ou melhor, quantos novos clientes você poderia atender com o tempo economizado?
O maior desafio para o consultor não está em determinar o plano de ação a ser executado, mas em como acompanhar a evolução do cliente e entender se os procedimentos propostos estão sendo efetivos.
O uso de tecnologia no trabalho de consultoria permite que indicadores de desempenho do cliente sejam gerados de forma automática para obter o histórico de não conformidades analisadas, evolução de não conformidades, acompanhamento do plano de ação e entre outros.
Fique atento! Se para você a automatização da consultoria ainda não é prioridade, confira os principais benefícios que esse processo traz para você e seu cliente:
O mercado de consultoria cresceu e não há sinais de retroceder. A necessidade de hoje, entretanto, é distinta: com tantos concorrentes é preciso buscar diferenciais. Nesse contexto, inovar com o uso de soluções tecnológicas é a chave.
Automatizar o trabalho de consultoria é eficaz para melhorar a circulação de informações, permitir análises com base em indicadores de desempenho, facilitar a tomada de decisão e reduzir o tempo de execução de tarefas para você e seu cliente.
A entrega de valor e profissionalização da sua consultoria é notada pelo cliente quando o mesmo é capaz de compreender que está atingindo de forma rápida os objetivos e acompanhar essa evolução em tempo real.
No fim das contas é simples: unir um bom consultor e soluções tecnológicas traz velocidade somada à qualidade de entrega de serviço.
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