O checklist eletrônico permite que os processos e tarefas da indústria alimentícia sejam monitorados e verificados em tempo real, contribuindo para a manutenção dos padrões de qualidade. Essa ferramenta simplifica as inspeções de rotina e torna a operação mais eficiente.
Em contrapartida, indústrias que ainda dependem de métodos manuais, como checklists em papel, enfrentam desafios, como retrabalho, menor controle sobre os processos e dificuldades em identificar e corrigir não conformidades com agilidade.
A seguir, entenda melhor sobre os principais benefícios do checklist eletrônico e veja exemplos de aplicação na indústria de alimentos. Boa leitura!
O checklist eletrônico na indústria de alimentos é uma ferramenta digital que automatiza o processo de verificação e controle de qualidade em diversas etapas de produção.
Este recurso pode ser utilizado para garantir que os equipamentos estejam devidamente higienizados, na verificação da temperatura de armazenamento dos alimentos e no monitoramento da aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), por exemplo.
Além disso, os checklists eletrônicos permitem a coleta de dados em tempo real, o que facilita a geração de relatórios completos. Quando integrados com um BI, melhoram ainda mais a gestão do controle de qualidade da indústria, facilitando a visualização dos dados e o entendimento dos resultados.
O checklist eletrônico é uma ferramenta estratégica para a indústria de alimentos, e proporciona uma série de benefícios que vão além da simples organização de tarefas.
Ao centralizar informações, contribui significativamente para o aumento da eficiência, produtividade e controle das não-conformidades. Entenda melhor essas vantagens:
Com o uso de checklists eletrônicos, as tarefas são executadas de maneira mais rápida e eficiente, já que todo o passo a passo está disponível de fácil acesso.
Por oferecer a automação dos processos, o uso do checklist eletrônico elimina a necessidade de preenchimento manual e o acompanhamento das tarefas é feito em tempo real.
Em complemento, a ferramenta garante que todos os colaboradores sigam os mesmos procedimentos, reduzindo a variabilidade, aumentando a produtividade, a consistência dos resultados e a padronização.
A análise de dados, quando aplicada de forma estratégica, oferece informações importantes para as tomadas de decisão com base em fatos, deixando de lado as especulações e “achismos”.
Porém, esse cenário só é possível quando a coleta e o tratamento dos dados são feitos de modo assertivo. Um estudo da IBM mostra que dados de baixa qualidade resultam em um custo médio de US$9,7 milhões. A pesquisa coletou informações de 1.700 empresas e mostra que apenas 29% delas conseguem transformar os dados em ação.
Um dos motivos que dificultam a transformação dos dados em planos de ação se relaciona com a escolha das ferramentas. Usar sistemas pouco intuitivos e que não realizam uma coleta e estruturação dessas informações prejudica a leitura feita pelos gestores.
Com um checklist eletrônico, é possível superar este desafio, já que a ferramenta pode ser integrada com os outros sistemas de gestão, coleta dados e oferece relatórios fáceis de entender.
Assim, o gestor, ao invés de perder tempo tentando conectar informações, consegue ter uma visão clara e detalhada de todos os processos o que favorece uma análise mais estratégica e voltada para resultados.
A detecção de não conformidades é uma das maiores preocupações na indústria de alimentos, onde o cumprimento das normas de segurança é indispensável. Com um checklist eletrônico, você conta com um acompanhamento preciso para que os problemas sejam corrigidos antes de prejudicar a produção ou a qualidade do produto.
Devido ao armazenamento dos dados, também é possível prever tendências futuras e criar planos de ação para possíveis problemas. Na prática, isso também ajuda a economizar tempo e dinheiro, já que o setor de qualidade estará agindo de maneira preventiva.
Com a digitalização, todas as informações são registradas de forma precisa e acessível, permitindo a rápida localização de dados e relatórios. Esta ferramenta também permite inserir e controlar o que será verificado nas auditorias.
Assim, o trabalho dos auditores é facilitado, pois terão todas as informações literalmente na palma da mão.
Com o checklist digital, é possível acessar o histórico completo de cada etapa, identificando facilmente quem realizou determinada tarefa, quando foi feita e quais foram os resultados registrados.
No que diz respeito aos produtos, o checklist eletrônico possibilita o rastreamento completo da sua origem. É possível identificar com precisão de onde cada matéria-prima veio, quando foi processada e quais lotes foram produzidos.
Um checklist eletrônico pode ser facilmente integrado aos sistemas de gestão da qualidade, como ERPs ou plataformas de controle de produção.
A integração contribui para uma visão mais ampla da qualidade, com dados centralizados e em tempo real para a equipe de gestão.
A adoção de checklists eletrônicos reduz significativamente o consumo de papel, alinhando-se com práticas de sustentabilidade, que são cada vez mais valorizadas.
Além de ajudar a preservar o meio ambiente, essa mudança também resulta em economia financeira, eliminando os custos de impressão e armazenamento físico.
Com o uso de checklist eletrônico, é possível assegurar que normas de higiene, manuseio de alimentos e controle de temperatura sejam seguidas rigorosamente, reduzindo o risco de contaminação.
Essa ferramenta contribui para que todas as etapas de produção e controle de qualidade sejam monitoradas e registradas, impactando positivamente a segurança dos alimentos. Além disso, o sistema facilita a identificação de falhas e a rápida correção de problemas, o que é essencial para garantir que alimentos seguros cheguem à mesa do consumidor final.
Embora só traga benefícios à indústria, a adoção dos checklists pode enfrentar alguns desafios. O primeiro deles é a resistência às mudanças por parte dos colaboradores, especialmente aqueles acostumados com processos manuais.
A falta de familiaridade com dispositivos eletrônicos e novas ferramentas pode dificultar a aceitação e adaptação ao sistema, gerando também receio.
Uma das formas para superar este desafio é oferecer treinamento à equipe. Esse processo pode demandar tempo e recursos adicionais, já que todos os colaboradores envolvidos devem aprender a operar a nova ferramenta corretamente.
Porém, os ganhos no dia a dia são enormes, já que todos estarão preparados para lidar com a ferramenta e saber como e a quem recorrer em casos de dúvidas.
A adaptação do checklist eletrônico às necessidades específicas de cada setor ou empresa pode ser complexa, o que também pode configurar um desafio. Sistemas sem essa flexibilidade podem não atender a todas as particularidades dos processos de produção, exigindo customizações que podem aumentar o custo e o tempo de implementação.
Aqui, também trata-se de um investimento com enorme custo-benefício, considerando que a ferramenta estará personalizada para uso naquele tipo de indústria. Isso garante processos mais assertivos e melhor aproveitamento desta tecnologia.
Baixe também: Infográfico - 5 principais Indicadores para Gestão da Qualidade
Os checklists eletrônicos podem ser aplicados em diversas situações dentro da indústria de alimentos, como:
A escolha certa do checklist eletrônico faz toda a diferença no controle de qualidade. Portanto, é importante observar alguns aspectos que, de fato, vão garantir os benefícios que você conheceu até aqui.
Uma funcionalidade importante é a produção de relatórios, de preferência com campo para fotos e imagens. Outros recursos como a geolocalização, programação de alertas e envio automático dos documentos contribuem para uma gestão mais prática.
A personalização é outra funcionalidade indispensável. Afinal, cada indústria tem suas particularidades, portanto, a adaptação é essencial a padronização dos processos e inspeções.
Mais um ponto importante são o suporte e os treinamentos oferecidos pelos fornecedores, que garantem o uso eficaz do checklist eletrônico. Isso deve ser questionado desde as primeiras consultas e reuniões antes da contratação.
Outras funcionalidades importantes de observar no checklist eletrônico são:
Todos os benefícios que você leu neste artigo são encontrados no CLICQ, checklist digital e automatizado para gestão de processos de qualidade da PariPassu.
Esta ferramenta é personalizável e também oferece outras vantagens, como relatórios com fotos e imagens e um módulo especializado em inspeção de produtos, proporcionando uma redução em até 70% do tempo de conferências de processos.