A rotina de um varejo é intensa, com múltiplas atividades a serem cumpridas para garantir o bom funcionamento das lojas. Para que nada saia do controle, o checklist de supermercado é uma ferramenta indispensável!
Além disso, a automação das coletas por meio de tecnologias especializadas é uma excelente solução para agilizar e qualificar dados sobre as operações.
Faça a leitura deste artigo e fique expert no assunto!
Um checklist operacional de supermercado é uma lista de verificação com todas as atividades envolvidas em um procedimento. A finalidade dele é assegurar a execução de todas as tarefas e facilitar a supervisão de gestores das operações.
Trata-se de um instrumento que sustenta a padronização de processos em redes de varejo e que pode ter diferentes formatos, como:
Independentemente do modelo, a utilização assídua dessa ferramenta é o mais importante, respeitando os campos a serem preenchidos e a veracidade das informações.
Cada estabelecimento pode adequar os campos de checklists às suas necessidades, mas existe uma relação básica de dados recomendada.
Portanto, podemos dizer que as listas precisam conter:
Os campos acima são referências que não podem faltar para o bom andamento das atividades no dia a dia.
Manter checagens constantes de todas as operações varejistas melhora o controle, reduz consideravelmente a ocorrência de falhas e permite a comprovação de tudo o que foi feito em um cotidiano intenso e sujeito a diversos imprevistos.
Confira por que o checklist de supermercado é tão essencial para a sua gestão!
Depois de mapear e padronizar etapas, uma das maneiras de ter a certeza de que eles estão sendo mantidos enquanto a loja está em funcionamento é o registro em checklists operacionais.
Deixar de cumprir uma simples atividade pode trazer consequências sérias para a qualidade das mercadorias.
Isso impacta negativamente:
Por isso, o uso de checklists ajuda a validar todas as execuções e contribui para a prevenção de perdas no supermercado e diminuição de riscos.
A missão de liderar operações varejistas não é nada fácil. A gestão de supermercados envolve inúmeros detalhes, diversas equipes e exigências que precisam ser monitoradas diariamente.
Informações de checklists de varejo transmitem aos gestores tudo o que eles precisam para monitorar as rotinas, encontrar gargalos e elaborar planejamentos com precisão.
Com pouco tempo disponível, é preciso otimizar os treinamentos de funcionários em supermercados. A revisão do checklist de supermercado faz com que gestores possam detectar ocasionais falhas de operação e possibilidades de capacitação dos profissionais.
Podemos afirmar, ainda, que os checklists facilitam a instrução das funções em loja. Pense em um funcionário que acabou de ser contratado: com uma lista de todas as tarefas, ele conseguirá aprender o que deve ser feito de forma muito mais rápida.
A certeza sobre a realização de todas as tarefas é um pré-requisito para entregar produtos e serviços com mais qualidade aos clientes. E mais: os checklists otimizam as rotinas, levando à uma maior eficiência operacional.
A automação de processos de um varejo se torna muito mais viável quando os checklists são estabelecidos. Com isso, a visão detalhada sobre os processos evidencia as oportunidades de aprimoramento com o uso de tecnologias especializadas.
>> Baixe aqui o Guia de Implementação de Inspeção de Lojaspara Supermercados
As listas de verificação são aplicáveis a qualquer departamento, e veremos abaixo algumas especificidades de cada um dos principais tipos de checklists de varejo. Confira!
O checklist de gerente de supermercado, assim como checklists de coordenadores e supervisores, precisa incluir todas as demandas que assegurem a gestão completa dos processos e, claro, das pessoas.
Fazer todas as conferências antes de receber os clientes é primordial para que tudo esteja preparado ao abrir a loja. É quando devem ser revistos os seguintes detalhes:
Focado no atendimento ao cliente, este é um checklist de supermercado com funções como:
O checklist de operador de caixa precisa compreender etapas como:
Este é um checklist com a finalidade de aferir a limpeza e organização do ambiente. Portanto, todas as áreas devem ser contempladas para que nada passe despercebido. A equipe responsável deve checar:
É comum que apareçam reparos de estrutura, infiltrações, prateleiras danificadas, equipamentos e diversas outras manutenções a serem feitas em loja.
Para evitar que problemas assim se tornem grandes complicações, um checklist de manutenção pode ajudar a monitorar essas situações.
Receber e estocar produtos é uma etapa imprescindível para a qualidade dos itens vendidos em loja. Por essa razão, o checklist de inspeções é um dos mais relevantes nas operações. Inclua informações como:
O checklist do repositor de mercadorias contém itens como:
Para manter o padrão de qualidade de tudo o que está nos corredores do supermercado, um checklist com esse objetivo abrange:
Uma das partes de um varejo alimentar que mais exige atenção é o hortifrúti. Porém, com um checklist bem detalhado, é possível trabalhar um bom layout e cuidar da conservação dos alimentos, reduzindo perdas e aumentando a qualidade do setor.
Verifique, por exemplo:
As áreas de alimentos processados dentro do supermercado merecem cuidado redobrado. O checklist de padaria de um varejo deve contemplar tópicos como:
Carnes de qualquer tipo precisam de uma atenção especial para preservar a segurança e a saúde dos consumidores. Ações para eliminar riscos de contaminação devem ser levadas em conta, e um checklist destes departamentos precisa averiguar:
Além de aspectos de exposição já vistos em outros checklists, mercadorias refrigeradas pedem cuidado redobrado.
Os checklists de bebidas geladas, frios e congelados, por exemplo, não podem deixar de lado as checagens de temperatura, funcionamento e manutenção dos equipamentos.
São duas as opções para implantar o uso de checklists nas operações varejistas: uma delas é fazê-los manualmente, imprimir tudo em centenas de folhas, tentar organizar arquivos e perder muito tempo caso tenha que realizar uma consulta.
Aliás, você corre um grande risco de não encontrar a tempo a informação de que precisa!
Outro jeito de fazer isso é adquirir uma tecnologia para digitalizar as verificações, como o CLICQ. Esse tipo de solução agrega praticidade e agilidade às rotinas das equipes.
Com checklists digitais, os registros são mais confiáveis, podem ser acessados a qualquer momento e passam a compor um histórico extremamente importante para o controle e a otimização das atividades.
Sua gestão passa a contar com a compilação de dados em tempo real, e os relatórios gerados serão um embasamento fundamental para a tomada de decisões no dia a dia.
Então, para ficar a um passo de implementar uma ferramenta como o CLICQ, aproveite o Guia de Implementação de Inspeção de Lojas para Supermercados comece agora a organizar as atividades do seu supermercado:
>> Baixe aqui o Guia de Implementação de Inspeção de Lojas para Supermercados