A auditoria interna no setor alimentício tem o intuito de garantir a eficácia dos processos e a conformidade com as normas, padrão de qualidade e regulamentações vigentes. Nesse sentido, é uma forma de validar as ações, identificar correções e buscar melhorias.
Num cenário em que um controle de qualidade rigoroso é imprescindível, a auditoria surge como uma solução para identificar erros e falhas que podem prejudicar a qualidade e segurança dos alimentos.
Muito além de garantir o cumprimento de regras para certificações de qualidade, a auditoria interna no setor alimentício proporciona mais praticidade, produtividade e eficiência nas rotinas operacionais.
A seguir, conheça boas práticas para aplicar nas suas auditorias e descubra o que o ISO 9001 diz a respeito do processo. Entenda também como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa para facilitar a gestão de qualidade. Acompanhe!
As auditorias internas, também conhecidas como auditorias de 1ª parte, podem ser realizadas por auditores da própria empresa e é essencial que o profissional seja qualificado para a atividade.
De modo geral, as auditorias internas são uma ótima ferramenta para garantir controle das tarefas e têm uma atuação preventiva. Confira as principais boas práticas para tornar este processo assertivo e integrado à gestão de qualidade:
Iniciar o processo de auditoria interna no setor alimentício exige um planejamento estratégico robusto. Para isso, identifique claramente os objetivos, escopo e critérios de avaliação.
É importante adequar o plano aos requisitos regulatórios específicos do setor alimentício, ou seja, estabelecer diretrizes internas com base nas normativas de cada setor. Isso evita vários problemas e retrabalho, como possíveis divergências na interpretação de algumas regras.
Para garantir a conformidade, é indispensável investir em treinamento e qualificação para todos os colaboradores, desde o recebimento de matérias-primas até a distribuição final do produto.
Todos os aspectos analisados são importantes, mas tenha atenção redobrada aos riscos mais significativos para a empresa. No caso do setor alimentício, alguns exemplos são a verificação de procedimentos de higiene e sanitização, condições de armazenamento e o controle de matéria-prima.
Outros pontos relevantes envolvem a gestão de resíduos, controle de estoque e a qualificação de fornecedores. Todos esses aspectos impactam a qualidade dos produtos e devem ser monitorados de perto.
Os colaboradores precisam estar em sintonia com as normas e padrões estabelecidos. Por isso, fomente um ambiente de comunicação aberto e transparente durante todo o processo de auditoria.
Mantenha a equipe informada sobre os objetivos, metodologias e resultados esperados. Isso estimula a participação ativa, promove uma cultura colaborativa e facilita a identificação de oportunidades de melhoria.
Nada pior do que uma auditoria em que as equipes estão despreparadas e desorganizadas. Para evitar que isso aconteça, desenvolva um cronograma claro e detalhado para as atividades.
Nele devem constar os prazos realistas para cada fase, considerando a complexidade e extensão dos processos a serem avaliados, os responsáveis e pelo menos um resumo do que será feito em cada etapa.
O cronograma estruturado proporciona uma visão global do processo, permitindo uma gestão eficiente do tempo e dos recursos.
Por último, outra boa prática para instituir na auditoria interna no setor alimentício diz respeito aos checklists e documentos personalizados. É importante que sejam claros e alinhados aos processos específicos de cada empresa.
Lembre-se de garantir que os auditores tenham acesso fácil a toda a documentação necessária, tais como procedimentos operacionais padrão (POPs), registros de produção, documentos de rastreabilidade e outros dados relevantes.
Uma forma de descomplicar a documentação é investir em soluções automatizadas, que permitam um monitoramento contínuo, como os checklists digitais Assim, é possível mostrar com mais facilidade que a sua empresa segue os diversos padrões de qualidade para obtenção de certificações.
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A ISO 9001 estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), tem ampla credibilidade no mercado, sendo importante para parcerias estratégicas e novos negócios.
É por isso que a maioria das empresas cobiçam a certificação, porém, é preciso se adequar aos requisitos e otimizar os processos para recebê-la. Após a implementação das normas, é fundamental elaborar uma auditoria interna para validar se todos os critérios estabelecidos estão sendo devidamente cumpridos.
A ISO 9001 aponta algumas orientações importantes sobre a realização de auditorias internas, como:
A ISO 9001 enfatiza a importância das auditorias internas no contexto da melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Afinal, os resultados são valiosos para identificar oportunidades de aprimoramento.
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Visto que as auditorias geram informações para tomada de decisões, é imprescindível que haja documentos e registros para consulta. Eles ajudam a validar as conformidades e verificar a eficácia do sistema de qualidade implementado.
Veja alguns exemplos de documentos:
É válido pontuar que os documentos a serem verificados podem variar com base na complexidade da empresa e requisitos específicos do setor.
Como vimos, as auditorias internas oferecem diversos benefícios ao setor alimentício. Muito além de evitar não conformidades em auditorias externas ou inspeções por órgão reguladores, o processo oferece a busca por excelência no padrão de qualidade.
Nesse contexto, investir em tecnologia é uma alternativa valiosa. Isso porque os softwares especializados auxiliam na padronização e acompanhamento dos processos, favorecendo as tomadas de decisões diárias dos gestores do setor alimentício. Outras vantagens são simplificar as operações e o processo de auditoria interna.
Recursos como checklists digitais, planos de ação e indicadores de desempenho são alguns dos recursos que esse tipo de ferramenta oferece. Desse modo, é possível garantir mais confiabilidade na análise de dados e um controle mais efetivo de toda a empresa.
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