Uma empresa do mercado de alimentos precisa manter um processo de Gestão do Controle de Qualidade de alimentos bem estruturado para garantir o padrão de qualidade do seu produto final, contribuindo para a vantagem competitiva do negócio e principalmente para a segurança do alimento.
Porém, muitas empresas ainda executam este processo utilizando papel, caneta e planilhas do computador, o que pode ser um risco para a operação, já que este modelo não confere segurança e autenticidade das informações.
Na cadeia produtiva de alimentos, inclusive nas grandes indústrias alimentícias, muitas informações ainda são registradas no papel, produzindo pilhas de documentos difíceis de serem analisados, resultando em pouca aplicação prática para informações valiosas.
Na Gestão do Controle de Qualidade de alimentos a virada de chave “do papel para a automação” contribui de maneira positiva para melhorar o desempenho e o resultado de um negócio, pois permite ganhos significativos no dia-a-dia da operação:
A automação permite que as inspeções de qualidade sejam realizadas rapidamente, reduzindo o número de colaboradores envolvidos no processo e permitindo que esse tempo seja utilizado para tarefas mais estratégicas e menos operacionais, melhorando o aproveitamento do tempo das equipes.
Uma auditoria externa de qualidade requer acesso à um grande número de informação. Esse momento tão importante para a indústria pode ser muito mais prático e exigir menos esforço da equipe responsável com um sistema automatizado para registro das informações. Já nas auditorias internas, os responsáveis serão capazes de acompanhar os parâmetros do processo com muito mais agilidade.
A automação facilita a padronização dos processos, independente da pessoa que esteja operacionalizando a coleta de dados, pois permite acesso aos procedimentos padrão e as Fichas Técnicas, evitando interpretações incorretas em relação às conformidades.
Um sistema automatizado pode dispor de um painel de gestão que dá acesso a todas as informações coletadas, permitindo a análise do processo com gráficos e indicadores. Esses dados contribuem para decisões mais ágeis e corretas pelos responsáveis do setor de qualidade.
Em um mercado exigente e concorrido as empresas precisam ser mais eficazes para ganhar espaço e competitividade. Sair do papel para um sistema automatizado é uma ação que gera um impacto relevante no Controle de Qualidade do seu negócio. O que você está esperando?
Neste momento, a qualidade dos produtos ou dos processos da sua empresa pode estar sendo inspecionada ou auditada, devendo seguir padrão e agilidade para apresentar resultados eficientes.
E agora, a pergunta que vale 1 milhão de dólares: O que você faz com o resultado destas inspeções?
Nada melhor que um vídeo para te mostrar como o seu negócio precisa mudar a forma como vem controlando a qualidade dos produtos e processos.
+Conteúdo
Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.